Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Gmail Entrar - Como recuperar o Gmail

Edit: Atualizado em Fev/2022

Este artigo tem como objetivo ajudar o usuário no processo de recuperação de uma conta Google/Gmail na qual ele não tem mais acesso.

1) Resposta Curta: Acesse o link da recuperação de contas Google

Se você quer agilidade e não tem tempo a perder, para tentar recuperar a sua conta Google/Gmail, acesse diretamente o link do processo de recuperação em:
https://accounts.google.com/signin/recovery

2) Resposta Longa: Passo a passo da recuperação de uma conta Google

Inicialmente, vamos ser realistas.

O processo de recuperação de uma conta Google é idealizado e funciona melhor para a perda de uma única informação da conta, como por exemplo, o esquecimento da senha atual.

Além disso, o processo de recuperação de uma conta Google depende de usuários responsáveis em manter suas contas seguras e com as opções de recuperação ativas e atualizadas para que possam ser utilizadas, se necessário, para comprovar a propriedade de uma conta perdida.


Quanto mais informações da conta estiverem faltando (telefone de recuperação, e-mail de recuperação, senha anterior, dispositivo / localização / endereço IP conhecido), mais difícil será provar a sua propriedade.

Se você não souber várias dessas informações ou se você não tiver mais acesso a elas, será impossível provar a propriedade da conta. Neste caso, a recuperação do acesso à conta será definitivamente comprometida e a sua conta será perdida.

Por exemplo, se você não tiver um e-mail ou telefone de recuperação configurado na conta, ou se eles estiverem desatualizados, talvez você não tenha informações suficientes para provar a propriedade da conta. Neste caso, provavelmente não poderá recuperar a conta.

Se a conta foi acessada por outra pessoa e as opções de recuperação foram alteradas, talvez você não tenha o suficiente para provar a propriedade da conta e provavelmente não poderá recuperar a conta. Felizmente, o roubo da conta ocorreu há menos de uma semana, o Google ainda poderá usar o número de telefone configurado anteriormente para verificação. Portanto, se a sua conta Google for roubada, não perca tempo e tente a recuperação imediatamente.

Mas se o roubo da conta aconteceu há algumas semanas ou meses desde que você fez login nesta conta pela última vez, então você não terá um dispositivo / localização / endereço IP usado recentemente na conta, o que reduzirá muito sua probabilidade de comprovar a propriedade da conta.

Obviamente, o que foi dito acima não significa que a recuperação da conta seja impossível. A intenção é definir expectativas realistas sobre a facilidade ou não da recuperação de uma conta com base nas informações disponíveis internamente para comprovar a propriedade da conta. Em resumo, nem todas as contas que tiveram seus acessos perdidos serão recuperadas. Essa é a verdade, infelizmente.

É importante frisar também que a Google não oferece atendimento para a recuperação de suas contas Google/Gmail gratuitas (formato @gmail.com). Portanto, não adianta insistir pois a única forma de recuperação de uma conta Google é por meio dos formulários de recuperação oferecidos.
 
a) Conta com senha esquecida

O processo de recuperação pode ser iniciado de duas maneiras:
Você deverá ver uma página de "Recuperação de conta", onde pode inserir seu endereço de e-mail e clicar em Avançar para iniciar o processo. Também existe um link "Esqueceu seu e-mail" caso você não se lembre do seu endereço de e-mail (discutido abaixo).

Em seguida, você verá várias maneiras possíveis de recuperar o acesso à sua conta ou tentar provar que é o proprietário dela. As opções disponíveis são definidas automaticamente de acordo com as opções de recuperação que foram incluídas anteriormente na conta.

Por exemplo, se nenhum endereço de e-mail de recuperação foi incluído, essa opção não será exibida. Se as opções foram incluídas, mas não foram atualizadas, elas serão exibidas, mas podem ser inúteis para a recuperação. No caso de uma conta comprometida, as opções podem ser mostradas, mas se forem modificadas pelo hacker serão inúteis para recuperação.

Se a conta perdida tiver a verificação em duas etapas habilitada, o processo será um pouco diferente, conforme discutido a seguir. Isso também será verdadeiro se a conta foi comprometida e o hacker habilitou a verificação em duas etapas para dificultar a recuperação da conta.

As opções de recuperação disponíveis podem incluir qualquer uma das seguintes perguntas ou ações e possivelmente outras não listadas ou ilustradas abaixo:
  • Digite a última senha que você se lembra
  • Receba um código de verificação por mensagem de texto ou ligação para <número> (nem sempre oferece as duas opções de texto ou ligação)
  • Confirme o número de telefone que você forneceu nas configurações de segurança
  • O Google enviará um e-mail contendo um código de verificação único para <email>
  • Receba uma notificação em seu <phone> e toque em Sim para fazer login
  • Responda à pergunta de segurança que você adicionou à sua conta
  • Quando você criou esta conta do Google? Aparentemente esta pergunta foi removida da recuperação de conta (5/2020).
  • Se puder, diga-nos brevemente por que você não consegue acessar sua conta
A maioria das opções é baseada na configuração de informações incluídas anteriormente na conta antes de perder o acesso. Portanto, se uma opção (como um endereço de e-mail de recuperação) nunca foi incluída na conta, essa opção não será oferecida.

Se você tiver um e-mail ou número de telefone incluído na conta e informa-los durante o processo de recuperação, você receberá um código de seis dígitos. Após digitar o código corretamente, você será levado para a página para redefinir a senha. Se você responder o suficiente das outras perguntas corretamente também poderá ser levado diretamente para essa página.

Também é possível que mesmo com um número de telefone ou e-mail incluído na conta e após receber um código, o processo possa lhe fazer perguntas adicionais. Isso pode acontecer quando o Google detecta atividade suspeita na conta e precisa de prova adicional de propriedade antes de devolver a conta.


Se você não conseguir responder a uma determinada opção, clique no link "Tentar de outro jeito" para ver a próxima opção. É claro que, se você pular muitas das perguntas, não poderá provar a propriedade da conta. Se você não chegar até a opção de redefinir a senha, a última pergunta normalmente solicitará um endereço de contato para onde o Google possa enviar um e-mail para você.

Como acima, um código de seis dígitos será enviado para o endereço que você informou na tela anterior. Mas receber esse código no e-mail de contato não significa que você terá permissão para redefinir a senha. Esta etapa é para verificar se você tem uma conta de e-mail válida e ativa que pode ser acessada. As respostas fornecidas nas perguntas anteriores é que determinarão se você terá a opção de redefinir a senha ou se sua solicitação será negada. A mensagem tenta deixar claro que o e-mail de contato foi verificado, mas que a propriedade da conta não foi comprovada.

Se você não puder usar nenhuma das opções oferecidas no processo de recuperação ou não conseguir comprovar a propriedade da conta, receberá a mensagem "O Google não conseguiu verificar se esta conta pertence a você". É claro que você pode tentar novamente se tiver informações adicionais ou mais precisas para fornecer, mas se não puder provar a propriedade da conta, ela será perdida. Não há outra maneira de recuperar uma conta perdida.

b) Esqueceu seu e-mail

Se você clicou no link "Esqueceu seu email" na primeira página da recuperação, você será direcionado a uma série de etapas nas quais fornecerá: um e-mail ou telefone previamente incluído na conta, o nome real utilizado na conta e um código de verificação. Se for bem-sucedido, você receberá uma lista de contas que correspondem a essas informações e poderá prosseguir para entrar. Você deve saber o e-mail / telefone e o nome utilizado da conta. Se você também não souber a senha da conta, terá de utilizar o processo de recuperação de contas acima para tentar acessá-la novamente.

c) Contas com verificação em duas etapas habilitada

A verificação em duas etapas adiciona um nível extra de proteção às contas, exigindo uma segunda ação ou código, além da senha, para entrar em uma conta Google. Assim, a recuperação de uma conta com a verificação em duas etapas habilitada é um pouco mais complicada. Isso pode também dificultar que o proprietário consiga recuperar a sua conta, se a conta roubada teve a verificação em duas etapas ativada pelo hacker.


Quando a verificação em duas etapas estiver ativada, você verá uma terceira tela após fornecer seu e-mail e senha, onde precisa fornecer o código de verificação em duas etapas por meio do método padrão configurado na conta. (SMS ou pelo Google Authenticator).


Se você não puder fornecer o código da verificação em duas etapas, a página terá um link "Tentar de outro jeito". Em seguida, listará todas as opções configuradas anteriormente para a conta (esta lista pode ser muito curta se nenhuma opção de backup tiver sido configurada). Clicar na última caixa "Pedir ajuda ao Google ..." leva a outra tela que lista todas as opções e mais algumas.

Na parte inferior da segunda tela, há um link para "Solicitar ajuda do Google". Nesse ponto, você estará no processo normal de recuperação de conta, embora possa haver perguntas adicionais disponíveis com base nas opções que você configurou em sua conta.

Se não tiver sido fornecida prova de propriedade suficiente, a mensagem "Google não pôde verificar .." será exibida, semelhante ao processo de recuperação padrão acima. Se informações suficientes foram fornecidas para que a Google investigue mais profundamente, a mensagem "Obrigado! Estamos trabalhando nisso." será exibida.

Quando a Google concluir a investigação, o que pode levar de 3 a 5 dias úteis (uma semana em tempo real), você será notificado no endereço de contato fornecido.

Se sua solicitação for negada, a única opção é repetir o processo fornecendo mais respostas às perguntas ou respostas mais precisas do que as fornecidas anteriormente. Simplesmente repetir o processo com as mesmas respostas não ajudará. Você deve fornecer mais comprovantes de propriedade ou o Google não concederá o acesso à conta para você.

3) Processo de recuperação de Contas Google Roubadas/Hackeadas

Recentemente, a Google começou a oferecer uma forma alternativa de recuperação de contas que foram roubadas/hackeadas.

Agora, se a conta Google de um criador de conteúdo no YouTube for roubada/hackeada ou se o canal do YouTube tiver sido hackeado, a equipe do Youtube oferece suporte para recuperação (mesmo para canais não monetizados).

Como fazer?

  • Siga o @TeamYoutube no Twitter.
  • envie uma postagem no Twitter marcando o @TeamYoutube, informe que sua conta/canal do youtube foi hackeado/roubado e solicite auxílio na recuperação do seu canal/conta.
  • Não informe nessa postagem nenhuma informação pessoal como seu email, seu canal do Youtube ou outras informações privadas.
  • Aguarde contato do @TeamYoubute e siga as orientações passadas a partir daí.
  • Normalmente o @TeamYoutube vai solicitar todas as informações complementares via Mensagem Privada do Twitter (também conhecida como DM - Direct Message).
  • Por esse motivo, mantenha a sua DM aberta após o envio da mensagem original para o @TeamYoutube.
4) Processo de recuperação externo

Se não for possível recuperar a sua conta Google mesmo seguindo corretamente todos passos disponibilizados pela Google no formulário de recuperação, experimente seguir os passos deste artigo: Alternativa para a recuperação do acesso à uma conta Google com a ajuda do site Consumidor/Procon.

Boa sorte!



Fonte:

Este artigo é a tradução para o português do artigo original escrito em inglês. Confira o artigo original em inglês neste LINK.





0 comments:

Postar um comentário