Por que você recebe e-mails destinados a outras pessoas no seu Gmail
Saiba porque você está recebendo mensagens destinadas a outras pessoas na sua conta do Gmail e como corrigir para não receber mais e-mails indevidos.
A questão do PONTO nos endereços do Gmail
O Gmail diz que todas contas de e-mail criados em sua plataforma são únicas. Mas dessa definição de exclusividade, o Gmail removeu o ponto.
Isto significa que no Gmail, um ponto no endereço de e-mail não afeta a entrega de mensagens. Ou seja, se você possui um endereço de e-mail do Gmail com pontos nele, como "meu.nome@gmail.com", as mensagens enviadas para "meunome@gmail.com" ou "meun.ome@gmail.com" serão entregues na sua conta do Gmail, já que os pontos não são considerados nos endereços do Gmail.
Embora isso possa ser útil para algumas pessoas, pode levar a problemas de privacidade e segurança. Por exemplo, se você se inscrever em um serviço online com seu endereço de e-mail com pontos, mas alguém se inscrever no mesmo serviço com um endereço sem pontos, é possível que você receba informações confidenciais destinadas a essa outra pessoa. Neste caso, a outra pessoa informou indevidamente o seu e-mail pensando estar informando o e-mail dela.
Para evitar esse problema, é importante ter cuidado ao compartilhar seu endereço de e-mail e verificar se você informou ou se você cadastrou o seu e-mail corretamente. Além disso, você pode considerar a criação de um novo endereço de e-mail se estiver preocupado com a segurança do seu atual endereço com pontos.
Por que recebo mensagens destinadas a outras pessoas?
Endereços de Gmail sem ponto:
os pontos não importam no Gmail. Se o remetente adicionar pontos ao seu endereço do Gmail, você ainda receberá esse e-mail. Você possui todas as versões possíveis com pontos do seu Gmail. Mas seu e-mail está seguro e só você poderá acessá-lo.
Exemplo: se o seu e-mail for josedasilva@gmail.com, você possui todas as versões pontilhadas do seu e-mail, como jose.da.silva@gmail.com, joseda.silva@gmail.com ou ainda j.o.s.e.d.a.s.i.l.v.a@gmail.com.
Endereços de Gmail com ponto:
você também receberá e-mails endereçados à versão sem pontos do seu e-mail.
Exemplo: Ao contrário do exemplo anterior, se o seu e-mail for jose.da.silva@gmail.com, você também possui a versão sem pontos do seu e-mail, que é josedasilva@gmail.com e receberá as mensagens enviadas para ele.
Gmail e Googlemail são iguais:
as mensagens enviadas para @gmail.com e @googlemail.com são iguais. Por exemplo: joaomaria@gmail.com e joaomaria@googlemail.com são os mesmos e a mensagem enviada em qualquer um dos endereços será entregue na mesma caixa de entrada.
Mensagem de spam:
Se a situação não se encaixar em nenhum dos casos acima, você provavelmente está recebendo SPAM ou lixo eletrônico. Os spammers muitas vezes inserem endereços de e-mail aleatórios no campo "Cco" para tentar fazer com que as pessoas respondam. Isso acontece se o seu nome for comum. Você pode denunciar spam clicando na opção Denunciar spam do Gmail.
Como lidar com e-mails indesejados ou não solicitados
Receber e-mails indesejados ou não solicitados pode ser uma situação frustrante e desconfortável. No entanto, trazemos algumas dicas que podem ajudar você a lidar melhor com essa situação:
1) Notifique o remetente.
Notifique o remetente somente se a mensagem parecer legítima e não for suspeita.
Se for uma mensagem suspeita, não responda. Pois, ao respondê-la, você poderá acabar sendo vítima de fraude digital ou de passar a receber ainda mais mensagens SPAM.
2) Verifique se seu nome está correto:
Algumas vezes, um erro de digitação pode fazer com que o e-mail seja enviado para o endereço de outra pessoa. Verifique se o e-mail realmente é destinado a você.
3) Verifique a legitimidade da mensagem recebida:
Alguns e-mails podem parecer suspeitos, contendo informações imprecisas ou solicitações estranhas. Verifique cuidadosamente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. Para e-mails suspeitos, denuncie o e-mail como SPAM ou PHISHING nas opções da própria mensagem.
4) Evite clicar em links (regra básica):
Muitos e-mails indesejados contêm links que podem redirecioná-lo para sites maliciosos. É melhor evitar clicar nesses links e, em vez disso, excluir o e-mail ou marcá-lo como spam.
5) E-mails de provedores de serviços:
Algumas vezes, você pode receber e-mails de provedores de serviços, como bancos ou empresas de cartão de crédito, solicitando que você forneça informações pessoais ou atualize suas informações de conta. Verifique se o e-mail é legítimo e se a solicitação é real antes de fornecer qualquer informação. Remova o seu e-mail de sites como bancos, lojas, agência de notícias onde você não se cadastrou.
6) Bloqueie mensagens de remetentes indesejados:
Se você está recebendo e-mails indesejados de um remetente específico, é possível bloqueá-los permanentemente no Gmail. Isso fará com que todos os e-mails futuros desse remetente sejam automaticamente enviados para a pasta de spam da sua conta do Gmail, de onde serão excluídos automaticamente após 30 dias.
Para bloquear o remetente, siga estes passos:
No computador, acesse o Gmail.
Abra a mensagem do remetente que deseja bloquear.
No canto superior direito, clique nos três pontinhos para abrir o menu de opções.
Clique em Bloquear [remetente].
Se você bloqueou uma pessoa por engano, siga as mesmas etapas para desbloqueá-la.
7) Procure pelo botão 'cancelar inscrição':
Se você está recebendo e-mails de uma empresa ou organização que você se inscreveu, mas não está mais interessado em receber essas mensagens, verifique se há um botão 'cancelar inscrição'. Clique nesse botão para parar de receber futuros e-mails desses remetentes.
Para cancelar a inscrição de envios de e-mails em massa, sigas estes passos:
No computador, acesse o Gmail.
Abra um e-mail do remetente de quem você não quer receber mensagens.
Ao lado do nome do remetente, clique em Cancelar inscrição ou Alterar preferências. Se você não encontrar essas opções, siga as etapas acima para bloquear o remetente ou marcar a mensagem como spam.
Conclusão
Em geral, se você receber um e-mail que parece ser enviado por engano, é melhor ignorá-lo ou encaminhá-lo para o destinatário correto, em vez de responder ou informar que você recebeu o e-mail por engano. A Central de Ajuda da Google também tem algumas dicas úteis sobre como lidar com e-mails indesejados.
Link útil:
Consulte a Central de Ajuda do Gmail: https://support.google.com/mail/answer/7436150?hl=pt-BR.