Os dados das contas Google inativas serão excluídos. Como evitar?
Como evitar que a sua conta Google fique inativa e todos os dados, inclusive fotos e documentos, sejam excluídos automaticamente pela Google.
A Google anunciou em dezembro/2020 que todas as suas fotos e vídeos no Google Photos passarão a ser considerados no espaço de armazenamento da sua conta Google, a partir de julho/2021.
Até aquela data, continua valendo as regras atuais, na qual as fotos carregadas em alta resolução não são consideradas no espaço de armazenamento da sua Conta Google.
Se você costuma fazer backup das suas fotos no Google Photos e já tem milhares de fotos lá, vai passar a ter de monitorar o espaço ocupado pelas fotos e vídeos a partr de julho/2021.
Caso contrário, quando seu espaço de armazenamento gratuito de 15 GB estiver cheio, você terá que começar a pagar por espaço extra se quiser continuar utilzando o Google Photos para armazenar as suas fotos.
Além disso, de acordo com as mudanças divulgadas, a Google excluirá os dados dos usuários das contas Google que estiverem inativas por mais de dois anos.
Esta nova política entrará em vigor a partir de 1º de junho de 2021 e até 1º de junho de 2023 (o que significa que depois de dois anos), o Google excluirá dados do Google Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Gmail, Photos, Formulários e Sites se as contas estão inativas.
A empresa acrescentou que, se você não quiser que seus dados sejam excluídos, basta voltar a acessar e utilizar os serviços vinculados à conta inativa, por meio dos aplicativos dos serviços da Google nos smartphones (Gmail, Google Drive, Google Photos, etc) ou por meio de um navegador em computadores, tablets ou lap tops, etc para voltar a ativar a conta.
Mas então, como você pode evitar que os dados da sua conta Google sejam excluídos pela Google?
O truque para evitar que o Google desative sua conta é muito simples. Você só precisa usar o Gmail, o Google Drive ou Google Fotos periodicamente na web ou no celular quando acessar a sua conta Google.
Você realmente não precisa usá-los todos os dias. Você pode talvez dar uma olhada em alguns arquivos, excluir alguns e-mails, etc de vez em quando. Lembre-se que a conta precisa ficar inativa por dois anos para depois os dados serem removidos,
Além disso, a Google informou que irá notificar os usuários várias vezes antes de remover qualquer conteúdo. Então basta você continuar usando os serviços Google normalmente e não precisa se preocupar tanto com a sua conta ficar inativa.
Vejo como maior problema é você ficar sem espaço na sua conta por causa do backup automático das fotos no Google Photos.
Isso sim, você precisará ficar de olho.