Gmail: Como gerenciar inscrições em newsletter
Gmail agora permite gerenciar inscrições (newsletters/promocionais) em um só lugar
Em 8 de julho de 2025, a Google anunciou uma nova função no Gmail chamada “Manage subscriptions” (em português: “Gerenciar inscrições”) que permite ao usuário ver todas as listas de e-mail às quais está inscrito, visualizar quantas mensagens cada remetente enviou recentemente, e cancelar a inscrição (“unsubscribe”) com apenas um clique. (blog.google)
Esta funcionalidade está sendo implementada gradualmente para contas pessoais Google, contas do Google Workspace e assinantes Workspace Individual em países selecionados. (The Verge)
O que a Google afirma
De acordo com a página de suporte da Google:
“No Gmail, você pode gerenciar todas as suas inscrições de e-mail ativas em um só lugar.” (Ajuda do Google)
Quando você cancela a inscrição de um remetente nessa visão “Gerenciar inscrições”, o Gmail envia um pedido de “unsubscribe” ao remetente em seu nome. (Workspace Updates Blog)
Para acessá-lo: no computador, vá ao Gmail → no menu à esquerda clique em “Mais” → “Gerenciar inscrições”. (Ajuda do Google)
No Android: Abra o app Gmail → Menu (topo esquerdo) → “Gerenciar inscrições”. (Ajuda do Google)
A disponibilidade é gradual: “A capacidade de gerenciar inscrições de e-mail está sendo lançada gradualmente e pode ainda não estar disponível para você.” (Ajuda do Google)
Por que isso é importante
1. Controle maior sobre a caixa de entrada
Hoje, muitos usuários têm um volume grande de newsletters, e-mails promocionais ou listas nas quais não se lembram de terem se inscrito.
Com essa funcionalidade, o Gmail ajuda o usuário a explorar e filtrar diretamente essas inscrições, ao invés de depender de buscas manuais ou encontrar links de “cancelar inscrição” escondidos nas mensagens.
2. Simplificação do processo de cancelamento
Tradicionalmente, para se descadastrar, o usuário tinha que abrir cada e-mail, procurar o link de “unsubscribe” no rodapé ou mesmo processar formulários no site do remetente. Agora:
A lista mostra os remetentes ordenados por frequência de envio (os que mais mandam aparecem primeiro).
Existe um botão de “Unsubscribe” direto, e o Gmail envia o pedido automaticamente. (9to5Google)
Com isso, a barreira para cancelar a inscrição é muito menor — o que torna o controle real mais acessível ao usuário.
3. Impacto para quem envia e-mail ou detém listas de newsletters
Alguns blogs e sites voltados a marketing de e-mail já destacam que:
se uma empresa ou marca está enviando muitos e-mails e o usuário já está pouco engajado, agora está mais exposta à perda de inscritos.
Detalhes e características da funcionalidade
Aqui estão os pontos-chave da nova função “Gerenciar inscrições” no Gmail:
A opção consolida todas as “inscrições ativas” (isto é, remetentes que enviam e-mails como parte de listas ou promoções).
Os remetentes são listados e ordenados por volume recente de envios — isto ajuda o usuário a identificar rapidamente quem está mandando mais boletins para a caixa de entrada no momento.
Ao clicar sobre um remetente, o usuário pode ver todos os e-mails recentes enviados por ele, e decidir se deseja continuar inscrito ou cancelar. (Android Central)
O botão “Unsubscribe” aciona o envio de pedido de descadastramento em nome do usuário — dependendo do remetente, pode haver redirecionamento para site externo ou confirmação. (Ajuda do Google)
Após descadastramento, novos e-mails daquele remetente normalmente vão para a pasta Lixo (Spam) ou são evitados. Ainda pode levar alguns dias para o efeito completo. (Ajuda do Google)
A função está disponível no Gmail pela Web e nos, aplicativos Android e iOS (implementação em andamento). (The Verge)
Requisitos técnicos visíveis: a funcionalidade utiliza o cabeçalho de e-mail padrão List-Unsubscribe, que permite ao Gmail processar pedidos de descadastramento automaticamente. (Academia Insider)
Passo a passo para usar (desktop e mobile)
Mesmo que você seja experiente, aqui vai um guia organizado com todos os passos na web e também as variações para mobile.
No computador (web)
Acesse o Gmail com a sua conta.
No painel lateral esquerdo, clique em “Mais” (ou “Show more”, “Mais opções”).
Em seguida, clique em “Gerenciar inscrições” (“Manage subscriptions”).
Você verá uma lista de remetentes que enviaram e-mails nas últimas semanas, junto com o número de mensagens enviadas. (Exemplo: “Remetente X — 25 e-mails nas últimas 2 semanas”).
Se quiser ver os e-mails desse remetente, clique no nome. A visualização mostrará todos os e-mails recentes desse remetente.
Se decidir que não quer mais receber e-mails desse remetente, clique no botão “Cancelar inscrição” ou “Unsubscribe”. O Gmail enviará o pedido automaticamente.
Após isso, os novos e-mails desse remetente tendem a ir para a pasta Spam ou não aparecer mais na caixa de entrada. Pode haver um pequeno atraso de dias para a remoção completa.
No Android
Abra o app Gmail no seu dispositivo Android.
Toque no menu (as três linhas horizontais ou “hamburger”) no canto superior esquerdo.
Toque em “Gerenciar inscrições” (“Manage subscriptions”).
Na lista que aparece, encontre o remetente que deseja cancelar. O número de e-mails recentes aparecerá à direita.
Toque em “Cancelar inscrição” (“Unsubscribe”). Pode abrir uma nova janela dependendo do remetente.
No iOS
O procedimento é similar ao Android: abra o app Gmail, vá ao menu lateral, selecione “Gerenciar inscrições”, e prossiga conforme os passos acima. A Google indicou que o implementação para iOS começou em 21 de julho de 2025. (The Verge)
Boas práticas e observações (para você que escreve blog ou envia newsletters)
Para você, criador de conteúdo que envie newsletters ou e-mails a assinantes dos seus sites, esta novidade também merece atenção. Aqui vão algumas reflexões:
Se você oferece uma newsletter, considere periodicamente avaliar a frequência de envio: se você mandar e-mails com muita frequência e pouca variação de conteúdo útil, corre o risco dos usuários cancelarem diretamente via essa nova funcionalidade do Gmail.
Priorize segmentação e personalização: em lugar de enviar o mesmo e-mail a todos a cada semana, pense em enviar somente para assinantes que realmente mostraram interesse ou têm perfil para aquele conteúdo.
Verifique se seu envio utiliza o cabeçalho List-Unsubscribe corretamente: isso facilita a funcionalidade automática do Gmail e demonstra boa prática de e-mail marketing. (Fonte: artigo técnico sobre “How do we use Gmail’s Manage Subscriptions?”) (Academia Insider)
Mesmo com essa nova funcionalidade, a adoção pode não ser instantânea ou completa: usuários que usam apps de terceiros (por ex., clientes de e-mail que não sejam o Gmail oficial) podem não ver a função. (emailexpert)
Para seu blog, aproveite para orientar leitores que utilizam newsletters ou recebem muitos e-mails para usar essa nova função — você gera valor, mostra autoridade, e ajuda o público.
Potenciais limitações e considerações de rollout
A funcionalidade está em fase de implementação gradual, então nem todos os usuários ou contas verão imediatamente a opção “Gerenciar inscrições”.
Mesmo quando o usuário cancela inscrição, pode haver alguns dias de transição até que os e-mails parem completamente.
A funcionalidade depende, em parte, de como o remetente implementou ou respeita o cabeçalho List-Unsubscribe. Se o remetente não permitir o descadastramento automático, o processo pode exigir mais etapas.
A visibilidade da funcionalidade (e sua efetividade) pode variar conforme o cliente de e-mail que o usuário utilize: se estiver usando Gmail via app oficial, estará disponível; mas se estiver usando outro cliente que acesse conta Gmail, a função pode não aparecer.
Conclusão
A nova funcionalidade “Gerenciar Inscrições” do Gmail é um avanço relevante tanto para usuários (que ganham mais controle sobre sua caixa de entrada) quanto para criadores de conteúdo e remetentes (que precisam se adaptar a um ambiente onde o descadastramento ficou ainda mais fácil).
Para os criadores de conteúdo, isso gera duas oportunidades:
Publicar um tutorial para seus leitores explicando como limpar a caixa de entrada usando esse recurso — aporta valor imediato.
Ajustar sua própria estratégia de newsletter ou e-mail marketing: reveja frequência, personalização e relevância do conteúdo para evitar perder inscritos via esse novo mecanismo.


