Pular para o conteúdo principal

Banana Roxa: Você conhece?

Banana São Tomé: A mais exótica  tem casca roxa, mas há também outro tipo, de casca amarela, ambas curtas e de diâmetro amplo. A polpa é doce, amarelada e exala um cheiro forte, sendo por isso mais indicada para fritar ou cozinhar. 

Como as redes sociais estão mudando o nosso cérebro

Um terço da população mundial está online através da Internet e isto tem uma importância muito grande para como vivemos em sociedade. Mas e o seu corpo? Será que ele está sendo modificado pelo maior tempo que passamos conectados na rede?


Não conseguir se desconectar é um dos pontos mais críticos deste abuso da Internet que fazemos. Acredita-se que de 5 a 10% de todos os usuários de Internet do planeta não conseguem controlar o tempo que se gasta na rede. 


Apesar de ser um vício psicológico, diferente do vício em substâncias como açúcar, álcool ou outras drogas, o mecanismo funciona do mesmo jeito. Imagens do cérebro de pessoas viciadas em Internet mostram a atividade aumentada nas mesmas regiões que um viciado em cocaína, por exemplo.

Fisicamente falando, a matéria branca deste órgão diminui com o vício em áreas que controlam as emoções, tomadas de decisão e atenção. Se relacionar através das redes sociais fornece uma recompensa rápida de satisfação para o cérebro sem se esforçar muito. 


Assim, o seu cérebro prega uma peça fazendo que você sempre retorna para a sua página para atualizar as notícias dos seus amigos e ver se algo o satisfaz. Cada vez que você é movido por esta vontade de abrir a página do Facebook, a resposta seguinte é aumentada e o intervalo de uso começa a ficar cada vez menor. Parece mesmo como o vício em drogas.


Também existe o mito da multitarefa. Pensava-se que ao realizar esta busca por diferentes temas, pular de um lugar para o outro na internet através de um clique, estimulariam as pessoas a serem melhores em trabalhos com tarefas diversificadas. Porém, estudos mostraram que ao comparar usuários pesados de Internet com os outros, os usuários pesados vão muito pior em testes que mudam o assunto a cada pergunta. Os pesquisadores concluíram que realizar várias tarefas simultâneas na Internet treina o seu cérebro a ser menos seletivo com as informações, podendo afetar a memória das pessoas estudadas.

Outra nova condição registrada pelos psicólogos é a Síndrome da Vibração Fantasma. Ela funciona de forma que mesmo sem acontecer nada, você sente a vibração do seu celular ou escuta barulhos de notificações. Você pensa que algo aconteceu, mas nada realmente aconteceu. Num estudo, 89% dos entrevistados relataram esta experiência pelo menos uma vez a cada duas semanas. Ou seja, isto sugere que a tecnologia parece estar modificando como as redes de neurônios do sistema nervoso são capazes de serem modificadas por estímulos constantes aos quais estão condicionados os usuários pesados de Internet.



Por fim, estar em uma rede social faz com que o nosso corpo libere quantidades imensas de dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que está relacionada à sensação de bem estar. Usando técnicas de ressonância magnética, médicos puderam observar que ao utilizar as redes sociais, os centros de recompensa do cérebro, onde a dopamina é liberada, encontram-se muito ativos e isto quando estão falando sobre si mesmos.

Em uma conversa real, frente a frente com uma pessoa, falar sobre si mesmo corresponde a 50% dos assuntos, enquanto nas redes sociais são 80%! Ou seja, a Internet pode estar nos tornando mais narcisistas e egoístas esperando a aprovação dos outros por uma recompensa em nosso cérebro porque falamos muito sobre nós mesmos.

Isto pode se tornar grave, porque se optarmos por falar muito de nós mesmos e não houver reconhecimento, o resultado é depressão. Portanto, não despreze a tecnologia. Use-a conscientemente e controle o tempo que você fica no computador. A vida real também é tão legal como o computador. Leia um livro, saia para andar de bicicleta, encontre um amigo para conversar pessoalmente. Vale a pena!


Veja também: Faça o teste e descubra se você é viciado em internet


Fonte: Biologiatotal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Para começar, tenha uma bacia como essa (20 litros) com 4 litros de água fria, 4 litros de álcool e 1 kg de soda cáustica tudo bem misturadinho. Aqui estou adicionando 2 litros de óleo de soja que já foi utilizado na cozinha, estou reaproveitando esse óleo (como costumam dizer: óleo usado). Isso torna o sabão ecologicamente correto Agora estou adicionando 4 kg de sebo bovino derretido e quente, mexa bem (você pode comprar no açougue). Mexa por cerca de 40 a 50 minutos. Após esse tempo ele estará liquido, mas terá uma película transparente por cima, então pare de mexer e deixe descansar por cerca de 10 horas.  Após as 10 horas ele vai estar assim; sólido. Vire a bacia, e desenforme.  (parece um bolo não é? )   Corte as barras e faça os tabletes conforme queira.   Olha aí!  rendimento; 13 k e 400 g de um sabão maravilhoso, supera em qualidade qualquer marca do mercado. Custo: 38 reais. Fica por R$ 2,84 o quilo.

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Quanto mais longo o músculo maior será a capacidade de movimentá-lo. Trás vários benefícios para a saúde em geral: diminui as tensões musculares; proporciona leveza nos movimentos; previne lesões musculares; estimula a circulação sanguínea e assim aumenta a capacidade de raciocínio; relaxa o corpo e a mente; melhora a respiração e ainda prepara o corpo para prática de qualquer atividade física para emagrecer. Por que fazer alongamento? Para equilibrar a musculatura e promover elasticidade corporal que é perdida quando se leva uma vida sedentária ou até mesmo quando se pratica pouca quantidade de exercícios físicos. Mas mesmo quem pratica bastante (exemplos: corrida, natação ou ciclismo) pode ter uma redução de flexibilidade.  Praticando ou não atividades físicas, fazer alongamento é imprescindível para evitar o encurtamento das fibras musculares, problemas na estrutura óssea, dores lombares ou qualquer lesão muscular. Como deve ser feito o alongamento? Antes de tud

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

A imagem fascinante de raios de sol quentes inclinando-se em águas tropicais e quebrando de volta através da fachada viva da água, fornece uma experiência que fica na sua memória por toda a vida. 1. Mandarim O Mandarim … Ele vive em fundos ricos em limos e cascalho, de lagoas ou recifes de coral resguardados, alimentam-se de pequenos invertebrados do fundo, que captura projetando rapidamente as maxilas para fora. Embora não ultrapasse os 6 cm de comprimento, destaca-se pelas suas cores exuberantes e pelo padrão elaborado que lhe cobre o corpo. 2. Angel Imperador O Angel Imperador (Pomacanthus imperator) é um peixe jovem bem adptado a vida em cativeiro e com uma dieta rica e variada evitará que ele possa incomodar corais mais macios. Na fase adulta o peixe adquire coloração intensa muito vibrante. Estoque refere-se até a última atualização do site, estando sujeito a confirmação. Pode haver variação na coloração e formação devido cada animal ser único. 3. Peixe-Leão O Pe