Também pode lhe interessar:

In-feed

Aranha caranguejeira Ravine

Medindo não mais que 3 cm, as caranguejeiras do gênero Cyclocosmia talvez sejam as aranhas mais incríveis e estranhas já conhecidas. Elas não só possuem o abdome que parece ter sido cortado ao meio, como também têm a traseira “tatuada” que serve como um tampão de camuflagem.

Aranha caranguejeira Ravine

Quando se sentem ameaçadas as caranguejeiras Ravine, cavam uma pequena toca no solo onde entra de cabeça deixando apenas a traseira achatada, endurecida e bastante resistente selando a abertura. 


Este fenômeno é conhecido como fragmose que consiste na obturação do ninho com uma parte do próprio corpo. Este comportamento mantém os potenciais predadores confusos.

Aranha caranguejeira Ravine

Por causa desta morfologia abdominal e do comportamento de fragmose, essas aranhas são muito difíceis de serem vistas e existem poucos pesquisadores se especializando neste grupo no mundo. 

Os padrões das tatuagens no disco abdominal são diferentes em cada espécie do gênero e por isso suas formas e desenhos são utilizados na identificação específica. As Cyclocosmias pertencem à família Ctenizidae e são encontradas geralmente na América do Norte.

Aranha caranguejeira Ravine

Veja também: Aranha camelo


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

Borboleta 88 (Em Extinção)

O fascínio da Lua...

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)