Também pode lhe interessar:

In-feed

Alongamento X Aquecimento

Muitas pessoas confundem os termos aquecimento e alongamento. Ou até mesmo acham necessário realizá-los antes de qualquer exercício ou atividade física.


Mas será mesmo necessário?


Para facilitar a compreensão, primeiramente se faz necessário explicar os termos, então vamos lá:

Aquecimento é o momento que antecede o treino, quando são realizados movimentos de baixa e/ou média intensidade, com o objetivo de preparar a musculatura para a atividade, principalmente os músculos que serão mais exigidos (por exemplo, aquecer membros inferiores antes de uma corrida), os movimentos podem ser os mesmos realizados no exercício ou outros diferentes;

Já o alongamento é o treino que tem por objetivo aumentar a flexibilidade, ou seja, a amplitude dos movimentos.



O treino de flexibilidade (alongamentos) é tão necessário quanto o treino de força e o treino aeróbio, pois o indivíduo com maior amplitude de movimentos tende a se lesionar menos. Muitos professores colocam um pouco de alongamento antes ou ao final da aula, mas isso é apenas para não "enferrujar". O treino de flexibilidade não deve ser realizado em um dia que haverá treino de força (pois quando treinamos força a musculatura fica contraída, o oposto do que se espera no alongamento); e também não deve ser realizado no dia de treino aeróbio (um vai interferir no rendimento do outro).

Mas, o aquecimento é importante antes da prática de atividade física. Uma caminhada ou trote já aquece o corpo. Ou ainda é possível aquecer realizando os movimentos do treino, porém com menos intensidade, por exemplo, aquece o bíceps realizando uma série de rosca direta com halteres mais leves do que os da série em si; ou ainda, aquece nadando em ritmo menos acelerado do que o nado realizado no treino.

É sempre importante conhecer um pouco mais sobre os tipos de treinos possíveis, desta forma nos organizamos para o melhor exercício!


Veja também: Alongamento é chave para uma vida mais saudável


 

Fonte: esportemulher

Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

O fascínio da Lua...

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)