Também pode lhe interessar:

In-feed

O que são Fiordes?

Fiordes são enormes vales rochosos inundados pelo mar, formações que surgem no litoral de países em geral vizinhos aos polos sul e norte. 

Um fiorde é um mar ou lago profundo, estreito e alongado, com terreno íngreme em três lados. A abertura em direção ao mar é chamada de boca do fiorde e geralmente é rasa. A parte interna do fiorde é chamada de fundo do mar. Se a formação geológica for mais larga do que longa, não é um fiorde. Então é uma baía ou enseada.

O que são Fiordes?

"As dimensões dos fiordes são impressionantes. Alguns ultrapassam 350 quilômetros de comprimento, têm paredões com mais de mil metros de altura e uma parte submersa de quase 1 500 metros de profundidade", afirma o glaciologista Jefferson Cardia Simões, da UFRGS e do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

O que são Fiordes?

Essas curiosas formações foram criadas pela ação do gelo nas idades glaciais, nos últimos 3 milhões de anos. 

Durante esses períodos, a temperatura da Terra caía, as geleiras se expandiam e o nível médio dos oceanos baixava. Mantos de gelo com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados avançavam sobre regiões mais quentes, escavando a superfície em que deslizavam.

O que são Fiordes?

Era mais ou menos como fazem as águas de um rio que corre em um vale, só que com uma diferença importante: a ação do gelo é muito mais violenta. "Na chamada erosão glacial, o gelo arrasta o que encontra pela frente, arrancando pedaços de rocha. O resultado são vales estreitos e com paredões muito íngremes, como os que caracterizam os fiordes", diz Jefferson. 


No final das idades glaciais, a temperatura voltava a subir, o gelo retrocedia e o nível do mar aumentava, alagando os vales rochosos. 

O que são Fiordes?

Como a ocorrência dos fiordes está relacionada ao avanço das geleiras, a maioria deles aparece em regiões nas altas latitudes, mais próximas da Antártida ou do Ártico, como na costa da Noruega, no litoral do Alasca, na Groelândia, no Canadá e na Nova Zelândia. 

O fiorde mais longo do mundo é Scoresby Sund na Groenlândia (350 km), mas a região da Noruega Ocidental (Fiorde da Noruega) ostenta os próximos dois pontos da lista, com o Sognefjord (203 km) e o Fiorde Hardanger (179 km) .

A beleza dos Fiordes

Além de formarem paisagens de tirar o fôlego, as águas bastante calmas desses canais são excelentes para a pesca e oferecem um bom local para a ancoragem de barcos, conforme a própria origem da palavra revela: em norueguês, fiorde significa algo como "porto seguro".

A beleza dos Fiordes

Fiordes famosos

A maior parte da paisagem no Fiorde da Noruega mudou pouco desde que os  Viking zarparam para costas distantes.

Geirangerfjord

O fiorde tem 15 km de comprimento e está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 2005. Ele atrai viajantes por sua beleza imaculada. Ao longo do fiorde, você verá fazendas situadas no alto das montanhas, onde é difícil acreditar que alguém pudesse viver. O fiorde de Geiranger é um dos destinos turísticos mais visitados do oeste da Noruega.

Fiorde Geirangerfjord - Noruega

Hardangerfjord

Ele tem 179 km de comprimento e é o segundo fiorde mais longo da Noruega e o terceiro mais longo do mundo. No fundo, são mais de 800 metros. Hardanger é famosa por suas árvores frutíferas floridas. A geleira Folgefonni está localizada no lado sul do fiorde, e nesta área você também encontra o impressionante Trolltunga - é uma caminhada difícil antes de chegar lá, mas definitivamente vale a pena!

A densidade das fazendas de peixes de salmão torna o Hardangerfjord uma das quatro principais regiões agrícolas do mundo (observe que é ilegal pescar salmão sem licença no fiorde). 

Fiorde Hardangerfjord - Noruega

Lysefjord

Ele tem 42 km de extensão e quase 500 metros de profundidade. O famoso Pulpit Rock e Kjerag está situado ao longo do fiorde. Por causa das altas montanhas e grandes lagos nos planaltos, o Lysefjord é usado para geração de energia hidrelétrica. Uma das plantas tem queda de 740 metros. As montanhas estão, no seu ponto mais alto, 1 000 metros acima do nível do mar. 

Fiorde Lysefjord - Noruega



Veja também: Maravilhas naturais no Oriente Médio


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

Borboleta 88 (Em Extinção)

O fascínio da Lua...

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)