Também pode lhe interessar:

In-feed

O belo pássaro Tiê-Sangue - Ramphocelus bresilius

O belo pássaro Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é também conhecido popularmente como Sangue-de-Boi, Canário-Baeta, Tapiranga, Tié-Fogo, Tié-Iranga, Tié-Vermelho.

Tiê-Sangue ou Canário-Baeta

É uma ave sul-americana passeriforme da família dos traupídeos, reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha. É considerada uma das aves mais espetaculares do mundo e um símbolo da Mata Atlântica. O Tiê-Sangue possui apenas 30 gramas de peso e 19 centímetros de tamanho, mas uma coloração marcante nos machos da espécie que inspirou seu nome popular.

Características do Tiê-Sangue

Este pássaro apresenta grande dimorfismo sexual. No macho ocorre a predominância de penas de cor vermelha intensa, contrastando com suas asas e retrizes em negro e adquiridas no segundo ano de vida; sendo dotados de um bico pontudo e negro em sua área superior, com 2/3 em branco, em uma área que parece calosa, na base da mandíbula inferior. Olhos vermelho-escurecidos.

A fêmea e o macho imaturo apresentam as penas de coloração bem mais discreta, sendo castanho-acinzentados na região da cabeça e cobertura das asas, na cauda e na garganta; com o ventre de coloração alaranjada. Macho com bico negro, não castanho como na fêmea.

Tiê-Sangue ou Canário-Baeta

A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que lhe deu origem ao nome. Parte das asas e a cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que a plumagem da fêmea é menos vistosa, de cor parda.

Vocalização do Tiê-Sangue

A vocalização de chamada (ou advertência) é constituída por sons como "jep", "jip", "ist", "sst-sst", ou um "tchiip" forte, ao se alimentar. O canto é um gorjear melodioso e trissilábico, "djüle-djüle-djüle", que costuma ser repetido sem pressa. Às vezes, alguns indivíduos vocalizam juntos num pairar rouco e rápido

Tiê-Sangue ou Canário-Baeta

O Tiê-Sangue é um pássaro endêmico de florestas de Mata Atlântica, mangues, restingas e habitats moderadamente antrópicos da região oriental do Brasil, do estado da Paraíba até Santa Catarina; mais frequente em áreas costeiras arborizadas e capoeiras até altitudes de 1.000 metros.

Tiê-Sangue ou Canário-Baeta

Alimentação do Tiê-Sangue

Nos bosques tropicais onde habita, o Tiê-Sangue se alimenta de frutos e invertebrados, incluindo pitangas, bananas e os frutos da embaúba e da fruta-do-sabiá 

Veja também: Aves exóticas



Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

O fascínio da Lua...

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)