Vivemos nos mesmos lugares há milênios. Conheça 10 das cidades mais antigas do planeta - e que ainda têm moradores.
Varanasi, cidade às margens do rio Ganges, é um dos lugares mais sagrados para os hindus. A cidade indiana é habitada há cerca de 5 mil anos.
Centro do poder e cultura da antiguidade, Atenas é habitada há cerca de 3 mil anos.
Citada diversas vezes na Bíblia, Jericó, às margens do rio Jordão, é importantíssima para judeus e cristãos. A cidade da Palestina é habitada há mais de 10 mil anos!
Se Jericó ganha na questão da idade, Damasco, atual capital da Síria, tem outro ponto a seu favor: a cidade nunca deixou de ser habitada. A região não ficou sem habitantes durante os últimos 5 mil anos.
Outra cidade indiana que tem muita história para contar é Delhi, habitada continuamente há cerca de 3 mil anos.
A Grécia também tem duas representantes na lista. Além da capital do país, Argos tem milênios de história. Segundo alguns historiadores, a região é habitada há 7 mil anos.
Atualmente parte do Líbano, a cidade de Biblos começou a ser povoada há 7 mil anos. Três milênios antes de Cristo, Biblos, então parte de Fenícia, já era importante.
Outra antiga cidade fenícia que já deu o que falar é Tiro, atualmente também parte do Líbano. Hoje com 120 mil habitantes, Tiro foi fundada há aproximadamente 6 mil anos.
Luoyang é a cidade mais antiga da China - é continuamente habitada há pelo menos 4 mil anos.
Plovdiv, na Bulgária, também merece um lugar na lista de cidades mais antigas do planeta. São 6 mil anos de história, muito mais do que cidades como Roma e Atenas.
Fonte: super/abril