Também pode lhe interessar:

In-feed

Passarinho Hemiprocne comata - Whiskered Treeswift

É uma espécie de ave da família Hemiprocnidae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Brunei, Indonésia, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura e Tailândia. 

Hemiprocnidae é uma família de aves bastante aparentadas aos andorinhões. A família contém um único género, Hemiprocne, com quatro espécies, distribuídas desde a Indía até à Nova Guiné e às Ilhas Salomão.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, florestas de mangal tropicais ou subtropicais e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.

Hemiprocne comata - Whiskered Treeswift

Estas aves são de pequeno a médio porte, medindo entre 15 e 30 cm. Elas têm longas asas, cujo tamanho deriva sobretudo do das penas. Diferem substancialmente dos andorinhões na plumagem, que é mais macia, e têm ornamentos faciais e penas caudais compridas.

As Hemiprocnidae ocorrem em vários habitats, mas raramente se aventura em florestas secundários ou plantações, e nunca aparece em campo aberto. Outras espécies são menos restritas e utilizam uma gama de habitats que vão desde mangais até florestas montanhosas. Todas as espécies são insectivoras, embora não haja estudos detalhados sobre que presas usualmente capturam.

Hemiprocne comata - Whiskered Treeswift

Anatomicamente, estão separadas dos andorinhões por detalhes no esqueleto, como o crânio e o palato, a anatomia do tarso, e uma garra não-reversivel que lhes permite segurarem-se em ramos (um atividade impossível para os andorinhões). Os machos têm uma plumagem iridiscente.

Hemiprocne comata - Whiskered Treeswift

O ninho é construído em conjunto pelo macho e pela fêmea. O ninho (colado a um ramo de arvore leva um ovo, cujo cor varia entre o branco e o cinzento. Há pouca informação sobre o tempo de incubação, mas acredita-se que seja mais prolongado para as espécies maiores. Os filhotes nascem com uma cobertura de penugem cinzenta e são alimentados com comida regurgitada pelos pais.

Hemiprocne comata - Whiskered Treeswift


Veja Também:  Aves exóticas


Comentários

In-feed

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Banana Roxa: Você conhece?

O fascínio da Lua...

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)