O soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) é uma ave da família dos piprídeos, sendo o único pássaro de distribuição restrita ao Ceará. Sua descrição científica é relativamente recente, tendo sido publicada em uma revista de 1998.
A principal característica da história natural do soldadinho-do-araripe é sua dependência de floresta tropical com córregos para sobreviver. Este tipo de ambiente é raro e naturalmente isolado no Bioma Caatinga, a paisagem semi árida onde o pássaro se localiza. Esta espécie territorial alimenta-se principalmente de frutos.
Ao longo dos anos foi observado que a estação reprodutiva dela pode antecipar seu início em dois meses e o seu fim em um mês, dependendo da oscilação do regime chuvoso. Dois filhotes nascem em ninhos situados preferencialmente sobre córregos d’água. No ano 2000 esta espécie foi internacionalmente reconhecida como Criticamente em Perigo de extinção global, existindo no mundo apenas outras 188 aves nesta condição.
Em 2003 o Brasil declarou este mesmo status para o soldadinho-do-araripe, sendo publicado no ano seguinte o primeiro documento voltado para subsidiar o Plano de Ação para sua conservação, concretizado em 2006 através da Aquasis e revisado em 2011 em parceria com o ICMBio , atendendo ao prazo recomendado de cinco anos para tal atualização.
Fonte: aquasis