Também pode lhe interessar:

In-feed

Ratel: Um animal feroz temido até pelo leão

O ratel (Mellivora capensis), também conhecido como Texugo do Mel, é uma espécie da família Mustelidae. Ocorrem na maioria de África e no Oeste e Sul da Ásia. É a única espécie classificada no género Mellivora e na subfamília Mellivorinae. É um animal muito destemido e quase desprovido de medo.

Texugo-do-Mel enfrenta Leões

O Ratel ataca e mata basicamente qualquer coisa que se movimente e demora apenas 15 minutos para comer uma cobra de 1,50m. 

Ele possui um diferencial dos outros animais que é uma inteligência e facilidade para achar os pontos fracos dos oponentes rapidamente e assim obter sucesso na caça e na captura de suas presas, mas quando é defrontado por um outro macho da mesma espécie, ele comumente ataca primeiramente os testículos.

Quando nasce, o ratel ainda não tem seu pelo muito definido; como mostram as fotos do alto e da esquerda; já à direita, é possível ter uma ideia de como ficará até chegar à fase adulta.

Texugo-do-Mel enfrenta Leões


Este pequenino filhote nasceu no Zoológico de Johanesburgo, na África do Sul. Sua alimentação, por enquanto, tem por base o leite. Mas em breve o temido animal estará caçando suas presas.

Esta criaturinha resistente tem um corpo atarracado e achatado com pernas curtas e fortes, juntamente com longas garras nas patas dianteiras para cavar e se defender. 

O pêlo do Ratel é espesso e áspero, principalmente preto, com uma larga faixa cinza-esbranquiçada que se estende por suas costas do topo da cabeça até a ponta da cauda. 

Texugo-do-Mel enfrenta Leões

Ele parece um gambá, com sua pelagem preta (ou marrom) contrastando com uma grande listra branca. O Ratel também tem uma glândula na base da cauda que armazena um líquido fedorento tão poderoso quanto o de seu sósia Gambá. O material fedorento é usado para marcar território, mas se o Ratel estiver assustado ou ameaçado, ele solta uma “bomba fedorenta” em vez de espalhar o odor como seu parente Gambá faz. O odor do Ratel não dura muito, como o de um Gambá, mas ainda passa sua mensagem: “Deixe-me em paz!”

Parente do texugo, também tem unhas afiadas e gosta de cavar a terra atrás de larvas, minhocas e insetos.
 
Texugo-do-Mel enfrenta Leões


Ele é um dos únicos animais que usam ferramentas, como por exemplo uma pilha de toras como escada. O ratel é tão carniceiro que aparenta não ter critérios de seleção para aquilo que ataca, bastando estar no seu alcance visual (ou de ataque). 


Come insetos, mamíferos, lagartos e répteis. O Ratel consegue até matar um crocodilo adulto. O Ratel é louco por mel (o seu nome em inglês é “honey badger”) e está disposto a levar milhares de picadas para acabar com uma colméia para satisfazer o seu desejo. Foi também observado por ambientalistas que nem mesmo criaturas astutas como leões e leopardos tentam atacá-lo.

O Ratel tem uma personalidade doce? Não! Seria difícil encontrar um animal mais briguento do que o ele. Não inicia lutas que não pode terminar e é um adversário impressionante. Além disso, a pele do Ratel é dura e solta, permitindo que ele se retorça e morda o oponente que o agarrou pela nuca. Combine isso com um crânio enorme, dentes fortes e aquele odor horrível, e você terá uma vida selvagem com a qual ninguém quer mexer!

Veja também: Ratel - o animal mais destemido do mundo.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

Borboleta 88 (Em Extinção)

O fascínio da Lua...

Aranha caranguejeira Ravine