É um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae, sendo portanto um felino carnívoro. O género tem distribuição geográfica vasta mas presente apenas no Hemisfério Norte. Os linces são por vezes classificados dentro do género Felis, apesar de possuírem seu próprio gênero, Lynx. Parece-se com um grande gato cujo tamanho varia entre os 70 cm que mede o Lince Pardo até à espécie maior de lince, o Lince Boreal ou Eurasiático que mede 130 cm.
A sua pelagem é de cores muito variadas e vai desde o branco até ao vermelho escuro. Podem ter uma pelagem uniforme ou pode ter manchas ou inclusive riscas pretas ao longo do seu corpo. O final da sua cauda é preto e pode-se observar uma mancha branca na parte traseira das orelhas. A sua pele está adaptada ao Inverno e à neve, mas não ao calor. O lince vive desde 10 a 20 anos segundo os especialistas e podem reproduzir-se desde o seu segundo ano de vida.
O lince é um animal carnívoro: caça principalmente coelhos e lebres, apesar de também pequenos roedores, pássaros e esquilos. Pode também caçar presas mais grandes como o veado. Mas as suas presas favoritas são sem dúvida os insectos e répteis. É um caçador nocturno e solitário, activo desde o crepúsculo da noite até ao amanhecer. Não é um grande corredor, mas é um excelente nadador e trepador.
O lince é um animal protegido desde 19 de Setembro de 1939 (Convenção Internacional de Berna). O comércio das suas peles é permitido nos Estados Unidos, está sobre leis estritas para evitar os abusos. Entre as espécies de lince, a mais ameaçada é a do Lince Ibérico. Enquanto que o número de indivíduos do Lince Pardo, O Eurasiático e o Lince-do-Canadá é bastante elevado e a sua presença em diferentes zonas do mundo é importante, o Lince Ibérico corre grave perigo.
Lince Euroasiático - Lynx lynx - Nativo nas florestas da Europa e da Sibéria, onde é um dos predadores cujo tem uma de suas principais caças variando de uma lebre a um veado adulto. É o maior do linces, variando de 80 a 130 cm de pé.
Lince-ibérico - Lynx pardinus - também conhecido pelos nomes populares lobo-rabo, gato-cerval, liberne, gato-cravo ou gato-lince, é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica. Existem cerca de 140 linces ibérico em liberdade em toda a Península Ibérica.
Lince-do-canadá - Lynx canadensis - é uma espécie de felino nativa do Canadá e parte dos Estados Unidos.
Lince-pardo ou lince-vermelho - Lynx rufus - Nativo da América do Norte. Com doze subespécies reconhecidas, esse animal pode ser encontrado entre o sul do Canadá e o norte do México, incluindo a maioria dos Estados Unidos continentais. É um predador adaptável que habita ambientes diversos, tais como florestas, semi-desertos, zonas urbanas ou até pantanosas. Os linces-pardos vivem numa determinada área que varia conforme a estação do ano.
Se você gostou do lince, não deixe de conhecer Raras espécies de felinos selvagens
Se você gostou do lince, não deixe de conhecer Raras espécies de felinos selvagens
Fonte: