Também pode lhe interessar:

In-feed

Muçurana, Mussurana - Cloelia cloelia - a Cobra do Bem

Mais conhecida como Cobra-do-Bem ou Cobra-Preta, a Muçurana ou Mussu é uma cobra ofiófaga, isto é, é uma cobra que devora outras cobras. Seus hábitos foram descobertos pelo médico e cientista brasileiro Vital Brasil (1865-1950), pesquisador do ofidismo. Vital Brasil apresentou, em uma conferência em 1915, um filme, de 1911, mostrando a luta de uma Muçurana contra uma Jararaca. 

Muçurana, Mussurana - a Cobra do Bem

Sua dieta é composta de cobras não peçonhentas e cobras peçonhentas como Jararacas, Cascavéis etc. Ao serem devoradas, essas cobras picam diversas vezes a Muçurana, mas o veneno dessas cobras não tem efeito contra ela. A única cobra que a mata é a Cobra-Coral.

Muçurana, Mussurana, Cloelia cloelia - a Cobra do Bem

Descrição das Muçuranas

As Muçuranas têm um comprimento total médio (incluindo cauda) de cerca de 1,5 m, mas podem crescer até cerca de 2,5 m. Quando jovem, a cor dorsal é rosa claro, que se torna azul-chumbo na idade adulta. 

A cor ventral é amarelo esbranquiçado. Eles têm 10 a 15 dentes na parte frontal da mandíbula superior, que são seguidos, após um espaço, por dois dentes alargados e estriados na parte posterior da boca que elas usam para agarrar a cabeça da cobra atacada e empurrar na garganta. 

Muçurana, Mussurana - a Cobra do Bem

Em seguida, eles se enrolam em torno da presa, matando-a por constrição (esse é o motivo pelo qual essas espécies são chamadas de pseudoboas). Segue-se a ingestão de todo o corpo. O longo corpo da cobra ingerida é comprimido como uma onda para se ajustar ao sistema gastrointestinal das Muçuranas.

Muçurana, Mussurana, Cloelia cloelia - a Cobra do Bem

Sua preferência de habitat é uma vegetação densa, ao nível do solo e com hábito diurno. Em algumas regiões, os agricultores mantêm Muçuranas como animais de estimação, afim de diminuir o indice de acidentes com cobras peçonhentas, que reivindicam anualmente um grande número de mortes de animais domésticos, como bovinos.

Muçurana, Mussurana, Cloelia cloelia - a Cobra do Bem

Na década de 1930 um plano brasileiro para produzir e liberar grande quantidade de Muçuranas para o controle de Jararacas foi tentado, mas não funcionou. O Instituto Butantan, em São Paulo, especializada na produção de ANTIVENENOS, erigiu uma estátua de Clelia como seu símbolo e uma homenagem a sua utilidade na luta contra picadas de cobra venenosa. 

A característica da Muçurana de imunidade para o veneno botrópico foi estudada pelo cientista brasileiro Vital Brasil em 1920. 

Muçurana, Mussurana, Cloelia cloelia - a Cobra do Bem
Muçuranas estão cada vez mais rara, devido ao desaparecimento das suas presas em muitos habitats.

A Muçurana não é venenosa para o homem

A Muçurana é inofensiva aos seres humanos. Ela se alimenta de outras serpentes, inclusive as perigosas e venenosas Jararaca e Cascavel, pois ela é imune ao veneno dessas serpentes.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

O fascínio da Lua...

Borboleta 88 (Em Extinção)

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)