Coruja dos Urais - Strix uralensis
É uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. É uma ave noturna de porte médio a elevado. Os sexos são similares, não havendo variações sazonais. Ocorre na Europa e Ásia. Alimenta-se de pequenos roedores e de aves.
Elas são ferozes, têm envergadura de 1,2 metro e atacam com as garras. Mas uma fêmea não se importou em ser a musa do fotógrafo Sven Začek. Ela parece doce cuidando do filhote, mas não mexa com o ninho da mamãe: as corujas dos Urais são territoriais, e de maneira agressiva.
“Eu fiz um ‘acordo’ com as fêmeas, de que o preço de passar uma fita e medir um ninho é de seis pancadas bem fortes na cabeça”, diz o ornitólogo finlandês Pertti Saurola. Um macho entrega um roedor recém-apanhado para sua parceira, que vai levá-lo ao ninho deles, ali perto.
Como filhotes sem proteção podem estar sujeitos a falcões e outras aves famintas, o macho executa a maior parte da caça durante a temporada de reprodução. O rosto côncavo ajuda a canalizar o som aos ouvidos supersensíveis.
A visão aguçada e as penas especializadas permitem que as corujas voem sob uma capa de escuridão e silêncio. A neve pode esconder presas como ratos, mas esta proteção não se equipara às várias vantagens na caça que a natureza concedeu às corujas
Fonte:
Comentários
Postar um comentário