Está localizada na ilha de Kefalonia, a noroeste de Sami, cerca de 5 km de Agia Efthymia, na Grécia. As cavernas são cercados por florestas, e para o oeste encontra-se a encosta. Um lugar mágico. Cerca de um terço do seu comprimento é um lago.
Florestas rodeiam a caverna e as encostas da montanha fica a oeste. Um lugar de água limpa e formação surpreendente de rochas. Possui um lago de coloração azul intenso. Na mitologia grega, Melissani era a caverna das ninfas.
Tem uma característica típica de ambiente do litoral do aquífero cárstico de carbonato, que forma uma espécie de cenote. Um eixo vertical, dá acesso ao lençol freático, onde se pode fazer uma passeio em um pequeno barco.
Esta água subterrânea é salobra, mistura entre água doce do lençol subterrâneo e água do mar que se mistura. As águas subterrâneas da caverna Melissani saem na praia Fridi.
A baía de Sami tem muitos cenotes com água salobra que flui através de saídas ao longo da costa do mar, formando nascentes litorais salobras.
Fonte: