Também pode lhe interessar:

In-feed

Loa Loa - Sinais, Sintomas E Tratamento Da Doença

A Loa loa é uma doença tipo filaríase, ou seja causada por vermes nemátodes (verme Loa loa). Estes vermes estabelecem-se em pares macho e fêmea nos vasos linfáticos, podendo causar entumescências devidas à deficiente drenagem da linfa. 
Os vermes adultos produzem sexualmente inúmeras larvas microscópicas que migram pelo corpo, e são sugadas pelas moscas transmissoras do sangue. A passagem destas larvas pode dar diversos sintomas. É comum as larvas migrarem de forma vísivel pelo branco do olho, donde vem o seu nome alternativo de larva do olho.
É transmitida pela picada das moscas gigantes da família Tabanidae, especialmente as do género Crysops. Existe na África tropical. O tratamento é com dietilcarbamazina e cirurgia.

Ciclo de vida:


Pesquisando um pouco mais, achei uma matéria no site Scielo onde falam de uma infestação ocular por Loa loa também aqui no Brasil. 
Resumo da matéria:
 
Este é o primeiro relato na literatura nacional e internacional de infestação ocular por Loa loa no Brasil. A loíase é uma filariose causada pelo parasita Loa loa, encontrado nas florestas tropicais da África equatorial. 


A transmissão se dá pela picada do mosquito Chrysops e casos têm sido descritos em países não africanos, em imigrantes e viajantes. O presente caso trata-se de uma paciente de 33 anos natural de Camarões e residente em São Paulo, Brasil, há 5 anos. Até então assintomática, uma manhã sentiu algo "se mexendo" em seu olho esquerdo. 
Sob anestesia tópica, na lâmpada de fenda, um verme altamente móvel foi removido do espaço subconjuntival e enviado para identificação, que confirmou tratar-se de um espécime macho adulto de Loa loa. 

Testes sanguíneos revelaram microfilaremia de 129 mf/mL. A paciente foi tratada com albendazol 400 mg e prednisona 60 mg esquema regressivo por 3 semanas. Este relato ilustra uma doença excepcionalmente rara no Brasil, e praticamente desconhecida dos oftalmologistas em nosso país.


Fontes: JuCiencias - Scielo


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

Banana Roxa: Você conhece?

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

O fascínio da Lua...

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)