Moluscos nudibrânquios cujo nome científico é Glaucus atlanticus, ou como é chamado normalmente, o Blue Dragon (Dragão azul), ele é chamado também como a “Frota Azul“, porque seu meio usual de transporte é flutuar no oceano e deixar se levar pelas correntes marítimas. Isso é feito aos milhares, transformando as águas em um espetáculo maravilhoso.
Embora esse animal possui uma beleza intensa, ele é capaz de injetar nematócitos através da pele humana, por isso são muito perigosos. O Glaucus atlanticus é uma espécie de lesma do mar azul, um molusco gastrópode marinho da família Glaucidae. Esta é a única espécie do gênero Glaucus, mas está intimamente relacionado com Glaucilla marginata, outro membro da família Glaucidae.
Essa espécie pode tem cerca de 5 a 8 cm de comprimento. Suas cores são cinza prateado, no lado dorsal, azul escuro e azul claro ventralmente. Ele tem listras azuis escuras ao longo da borda de sua parte inferior. Tem um corpo afilado, que é achatado e tem seis apêndices que se ramificam em raios.
O tamanho normal dessa espécie é entre 5 e 8 cm de comprimento. É cinza prateado, no lado dorsal e escuro e azul claro ventralmente. Ele tem listras azuis escuras ao longo da borda de sua parte inferior. Tem um corpo afilado, que é achatado e tem seis apêndices que se ramificam em raios.
Ele é distribuído
nos oceanos do mundo, em águas temperadas e tropicais. Regiões onde
esta lesma encontra-se incluem o Leste e Sul da costa da África do Sul,
nas águas européias e Moçambique. Esta espécie flutua de cabeça para
baixo sobre a tensão superficial do oceano.
Fonte: mundolouco