Lago Baikal - Rússia - Situado no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk.Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade. A superfície do Lago Baikal é de 31 500 km². Nos meses de inverno o lago congela e se torna uma gigantesca planície de gelo. É um habitat rico em biodiversidade, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia.
O lago Tanganica é habitado principalmente por pescadores. Para conhecer esta maravilha de água doce existem diversas excursões turísticas, principalmente no lado da Tanzânia.
Mar Cáspio - Irã - Rússia - Turcomenistão - Cazaquistão - Azerbaijão - Maior lago do planeta, com mais de 371 mil km² entre a Europa e a Ásia, o Mar Cáspio é também um dos mais profundos do mundo, chegando em certos pontos a 1.025 metros.
Alguns cruzeiros percorrem o Mar Cáspio, em passeios de algumas horas ou vários dias. A cidade de Baku, no Azerbaijão, é a maior cidade à beira do Mar Cáspio, e é um dos principais pontos de partida de passeios de barco.
Lago Vostok - Antártica - É uma massa de água subglacial situada na Antártica, e é uma das regiões mais inexploradas do planeta. Cobrindo uma área de 14 mil km², o Vostok encontra-se quatro quilômetros abaixo da camada de gelo polar e atinge cerca de mil metros de profundidade.
Chamado de lago O'Higgins do lado chileno e de lago San Martin na Argentina, atinge uma profundidade de 836 metros e tem águas azuis de diferentes tons e montanhas nevadas em sua volta.
Lago Niassa - Maláwi - Moçambique - Tanzânia - Também conhecido como lago Maláui, o lago Niassa tem temperaturas tropicais que fazem com que ele tenha mais peixes do que qualquer outro lago do mundo. Com cerca de 700 metros de profundidade, o lago mede cerca de 30 mil km² de belas águas ideais para nadar e passear de caiaque.