Também pode lhe interessar:

In-feed

Cegonha Bico-de-Sapato ou Shoebill

Cegonha bico-de-sapato - Shoebill

A Cegonha Bico de Sapato (Balaeniceps rex) é uma ave de bico grosso, grande, largo e comprido, que dá à sua cabeça a aparência e o formato da cabeça de um cetáceo. Vive na região do centro da África, no interior dos imensos pântanos de papiros e juncos que margeiam o Nilo Branco e seus afluentes. Alimenta-se, basicamente, de peixes e rãs.

Cegonha bico-de-sapato - Shoebill

É uma ave pernalta com pernas negras, dedos longos e plumagem cinzenta. Tem uma crista de plumas normalmente baixada, mas que levanta quando a ave está excitada. O bico é esverdeado e os olhos grandes e amarelos. Essa ave é ativa durante a noite e passa o dia dormindo, sobre uma perna só e com o incômodo bico pousado sobre o peito.

Cegonha bico-de-sapato - Shoebill

Medrosa, foge voando ao menor sinal da presença do homem. Seu ninho é construído no alto dos juncos ou sobre plantas flutuantes. Nesse ninho a fêmea põe um ou dois ovos acinzentados.

Cegonha bico-de-sapato - Shoebill

Não se sabe para que serve esse bico enorme, pois a ave se alimenta de peixes e, rãs que pesca em águas rasas ou mesmo no lodo.

Onde vive a cegonha Bico de Sapato?

Vive em regiões pantanosas localizadas no centro do continente africano, do Sudão à Zâmbia. Alimenta-se, basicamente, de peixes e rãs. É uma espécie de ave pelecaniforme, a única da família Balaenicipitidae. Seu nome comum se refere à forma de seu enorme bico.

As cegonhas Bico de Sapato são perigosas?

As cegonhas Bico de Sapato são muito dóceis com os humanos. Os pesquisadores que estudam essas aves conseguem chegar a menos de 2 metros das cegonhas Bico de Sapato em seus ninhos. A cegonha-sapo não ameaçará os humanos, mas apenas os encarará de volta.

Cegonha bico-de-sapato - Shoebill

Eles podem sobreviver por mais de 35 anos

A vida dss cegonhas Bico de Sapato é longa. As cegonhas Bico de Sapato começam suas vidas em um ninho que seus pais construíram  entre as partes mais sombreadas de um pântano. Embora as fêmeas possam colocar até três ovos, normalmente apenas um membro de cada ninhada realmente sobrevive.

O filhotel receberá orientação de seus pais durante os primeiros meses de sua vida. Eles normalmente começam a caçar com supervisão por volta dos 3 meses e meio de idade. A interação com outros membros da espécie é incomum, já que as cegonhas Bico de Sapato colocam apenas cerca de três ninhos para cada quilômetro quadrado.

As cegonhas Bico de Sapato começam a se reproduzir aos 3 anos de idade e podem sobreviver na natureza em boas condições por mais de 35 anos. 


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

O fascínio da Lua...

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)