RIO - No fim da tarde desta sexta-feira, 15 de Fevereiro, o asteroide 2012 DA14, uma rocha espacial com cerca de 45 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para um objeto do tipo.
Viajando a 28.100 km/h, o asteroide com 45 metros de diâmetro passa
hoje de raspão pela Terra. Em sua aproximação máxima, ele estará mais
perto de nós que os satélites usados para telecomunicações. Mas não há
risco de colisão.
Segundo Donald Yeomans, gerente do NEO, programa da Nasa que busca identificar e rastrear todos os objetos próximos que possam apresentar perigo para o planeta, se o asteroide estivesse em rota de colisão com a Terra ele explodiria na atmosfera com uma potência equivalente a 2,4 megatons, o suficiente para destruir uma grande cidade.
Em 1908, um objeto equivalente ao 2012 DA14 explodiu sobre a região de Tunguska, Sibéria, devastando 2 mil quilômetros quadrados de floresta e derrubando 80 milhões de árvores.
Devido ao horário e ao pequeno tamanho do asteroide, sua passagem não poderá ser observada no Brasil. O fenômeno, no entanto, poderá ser acompanhado via internet. A partir das 17h, a Nasa vai transmitir comentários e imagens da aproximação feitas por telescópios na Austrália e depois nos EUA, já quando ele estiver se afastando.
Leia mais na nossa postagem anterior: Asteroide vai passar muito próximo da Terra em 15 de fevereiro
Fonte: Extra/Globo