Conteúdo Correspondente

In-feed

Fenômeno Pororoca - A onda mais longa da Terra

 Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio. Existem várias explicações para este fenômeno, mas a principal diz que sua causa deve-se à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.
Na região Amazônica é produzida duas vezes por ano, entre os meses de fevereiro e março, pelo encontro das correntes do rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. O fenômeno das marés, ao elevar o nível das águas oceânicas, faz com que as mesmas invadam a foz dos rios, podendo formar ondas de até dezenas de metros de largura, com até três a cinco metros de altura, e velocidades de até cinqüenta quilômetros por hora.
 O nome "pororoca" vem do idioma Tupi que significa "grande barulho". É que a onda pode ser ouvida aproximadamente 30 minutos antes de sua chegada, e é tão poderosa que pode destruir qualquer coisa, inclusive árvores, casas e tudo o mais que achar pela frente.
A onda ficou popular com os surfistas que desde 1999 criaram um campeonato anual que acontece em São Domingos do Capim. Porém, surfar a pororoca é muito perigoso, já que a água contém uma quantia significante de escombros das margens do rio.  O sonho de todo surfista: montar uma onda sem fim.


Comentários

  1. isso é lindo cara,agora desejava isso passando pelo por cimo dos políticos.

    ResponderExcluir
  2. Esse fenômeno também acontece aqui no Maranhão na cidade de Arari.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo