Também pode lhe interessar:

In-feed

Falar dormindo: você já passou por isso?

Sonilóquio é o nome do distúrbio benigno (sem impactos na saúde) que se dá ao indivíduo que "sofre" deste mal do sono. Durante o sono existem 5 estágios distintos, entre a mudança de estágios, especialmente dos mais leves para os mais profundos e vice-versa é que ocorre esta "falha" no repouso do falar e a pessoa balbucia.
Esta falha é expressa em frases, palavras e resmungos. É muito frequente em crianças até 3 anos (50% delas falam) dormindo pelo menos uma vez na semana. Isto ocorre porque os sistemas neurais que controlam o sono ainda não estão totalmente maduros.

O Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta), explica que "Em adultos, o sonilóquio costuma ser ocasional e associado a situações de pressão mental, onde o estresse e a ansiedade aceleram o cérebro. Mas é usual que ocorra este balbucio especialmente porque todos nós sonhamos e quando ocorre esta falha no repouso do falar expressamos algo relacionados ao sonho que estamos tendo no momento".
 Cada episódio dura menos de um minuto, com pequenas frases e palavras que na maioria acabam sendo pequenos murmúrios incapazes de serem decifrados e o conteúdo geralmente pode estar associado à memória de fatos que a pessoa viveu durante o dia.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

Borboleta 88 (Em Extinção)

O fascínio da Lua...

Aranha caranguejeira Ravine