Também pode lhe interessar:

In-feed

Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)

Quem nunca ouviu falar na Anaconda (Sucuri) que consegue devorar bois inteiros, sem praticamente nenhum esforço? Segundo a lenda, a sucuri esmaga o animal e depois o engole deixando para fora da boca apenas os chifres!!! Mas será que isso é verdade?
Falsos mitos sobre a Anaconda e/ou Sucuri
MITO 1 - A ANACONDA PODE ENGOLIR UM BOI INTEIRO? A sucuri ou anaconda é uma cobra que mede até 9 m de comprimento (há relatos de que pode chegar aos 11,5 m), e pesa até 250 kg, sendo a cobra mais pesada do mundo. Se analisarmos criticamente vamos perceber que para devorar um boi inteiro – que pesa entre 400 kg e 500 kg (ou até mais) – ela teria que ser muito maior. Ao que se sabe da literatura científica, não há registros de anacondas que engoliram bois inteiros.

Além disso, outro fato que ajuda a derrubar a lenda é um costume da sucuri: Ela sempre começa a engolir sua presa pela cabeça, ou seja, seria impossível que os chifres do boi devorado permanecessem do lado de fora da boca da cobra.

Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)
MITO 2 – A ANACONDA É VIOLENTA E CAÇA ANIMAIS INTENCIONALMENTE? Bem, um pequeno bezerro até poderia ser devorado se estivesse no lugar errado na hora errada. Isto porque a sucuri não caça bezerros e outros animais domésticos intencionalmente. Seus alimentos favoritos são animais que vivem próximos ou na água, como peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, aves aquáticas e qualquer outro animal que tenha tamanho adequado. Mesmo assim, para conseguir engolir um bezerrinho ou animal do mesmo tamanho uma sucuri tem que medir mais de 5 m.
Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)
MITO 3 – A ANACONDA ESGUICHA VENENO PELAS PRESAS COMO NOS FILMES? De jeito nenhum, essas cobras não são peçonhentas (não são venenosas), matam por constrição (se enrolando na presa e a apertando para que ela sufoque) e/ou por afogamento.
Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)
MITO 4 - A ANACONDA ESCONDE SEUS OVOS EM BURACOS? De forma alguma. As sucuris são vivíparas (animal que pari filhos) e os filhotes (entre 20 e 70, com comprimento variando entre 15 e 45 cm) nascem na água, após cerca de oito meses de desenvolvimento embrionário.
Derrubando mitos sobre a Anaconda (Sucuri)
MITO 5 - AQUELA CENA NO FILME EM QUE A ANACONDA “COSPE” UM ANIMAL QUE JÁ ENGOLIU É MENTIRA. Não é mentira não. Após se alimentar as anacondas ficam mais pesadas e menos ágeis do que o normal. Quando se sentem ameaçadas podem “regurgitar” a presa para ficarem mais leves e poderem fugir da ameaça.


Fonte do Texto: Diário de Biologia
Imagens: Google Imagens

Comentários

  1. Interessante!gostei,essa cobra é mesmo um espetáculo!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BONITA MAS PREFIRO LONGE DE MIM

    ResponderExcluir
  3. A segunda imagem foi uma Anaconda Capturada em Pariquera-açu - Vale do Ribeira (SP) em novembro de 2012

    ResponderExcluir
  4. tenho uma pequena sucuri.
    ._. , ,









    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você tem uma Sucuri? Se quiser, envie uma foto aqui para gente incluir neste postagem com o seu nome. Envie para contato@vocerealmentesabia.com

      Excluir

Postar um comentário

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

O fascínio da Lua...

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)