As focas são mamíferos e alimentam-se principalmente de peixes. Costumam ficar em regiões de águas calmas. É comum encontrá-las em baías de água límpida, com rochedos e areia, onde pode fugir um pouco da água fria.
Elas vivem em grupos (colônias) e habitam regiões marinhas de águas frias: Antártida e Círculo Polar Ártico e são excelentes nadadoras, graças ao formato anatômico do corpo. Com aproximadamente 6 meses de vida o filhote de foca já consegue nadar sozinho.
Os inimigos naturais das focas são os ursos polares e as Orcas. Porém, as focas correm risco se extinção pela ação dos homens, que caçam principalmente os filhotes, com o objetivo de obter a pele, muito valorizada e utilizada para a confecção bolsas, sapatos, entre outros.
O corpo da foca é protegido por uma rica camada de gordura, que funciona como um isolante térmico em regiões de baixa temperatura. As focas não possuem orelhas e se comunicam entre si através da emissão de sons graves.
- Originalmente, a foca vivia na terra. De tanto ficar no mar, foi desenvolvendo nadadeiras e hoje passa boa parte do tempo na água. Ela até passou a andar com dificuldade.
- A foca pode ir a profundidades de 100 metros nadando. Ela agüenta ficar mais de 10 minutos sem respirar.
- A partir dos 5 meses, os filhotes conseguem acompanhar os adultos nos longos percursos que fazem no mar.
- A foca passa o verão e o outono distante de seu local original, vivendo mais ao sul, onde encontra alimento mais facilmente.
Fonte: