Também pode lhe interessar:

In-feed

Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

Você já tentou fazer cócegas no próprio corpo? Se a resposta for positiva, você deve saber que é impossível dar risada com as cócegas feitas por você mesmo. E porque isso acontecesse? Isso acontece porque as cócegas são processos neurológicos, físicos e também um sistema de autodefesa do corpo.

O nosso cérebro emite um sinal de alerta e o corpo responde no mesmo minuto. Segundo o cientista Charles Darwin, as cócegas provocam risos através da antecipação do prazer. Então, mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você dê risada.

A maior parte das pessoas tem um ponto do corpo em que sente mais cócegas. Para alguns, é na planta dos pés, para outros é atrás do pescoço e alguns tem bastante sensibilidade na região das costelas. Rir quando alguém nos faz cócegas é um reflexo natural. Cientistas descobriram que a sensação que temos quando nos fazem cócegas é de pânico e é uma espécie de defesa natural.

Essa sensação nos coloca em estado de pânico e desencadeia uma reação de riso incontrolável se uma pessoa estiver nos fazendo cócegas. O momento que você menos espera as cócegas é aquele que vai fazer você se sentir extremamente aflito e em pânico, levando a uma intensa sensação de cócegas. Mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria.

Pesquisas mostram que o cérebro é treinado para saber o que sentir, mas se nós pensarmos e tivermos a intenção de fazer cócegas em nosso próprio corpo, o cérebro antecipa esse contato e se prepara para recebê-lo, eliminando as sensações de surpresa, desconforto e pânico. Assim, o corpo deixa de responder da mesma forma que responderia se outra pessoa ameaçasse nos fazer cócegas. Mas existem aquelas exceções que conseguem fazer cócegas nele mesmo.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer sabão em casa

Banana Roxa: Você conhece?

Os 10 Peixes mais bonitos do Mundo

O fascínio da Lua...

Alongamentos: exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal

Víbora Rinoceronte (Bitis nasicornis)