Receitas de sabão caseiro sustentável são alternativas menos impactantes para o meio ambiente na hora de lavar as roupas, a louça e fazer a limpeza doméstica
Como funciona
O sabão é uma substância conhecida por suas propriedades tensoativas. Em outras palavras, o sabão tem a capacidade de diminuir a tensão entre dois líquidos, ou seja, ele faz óleo e água se misturarem! E é exatamente nessa mistura que conseguimos fazer a limpeza dos objetos.
Como é produzido
Para produzir qualquer tipo de sabão é preciso misturar um óleo (gordura) com uma substância básica (normalmente hidróxido de sódio ou de potássio). Essa mistura formará uma reação química que dará origem ao glicerol (um sal da família dos alcoóis) e ao sabão.
Entretanto, dependendo da base utilizada, o resultado é um tipo diferente de sabão. Se for utilizada soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao sabão de lavar roupa. Agora, se for utilizado hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comumente utilizado para fazer produtos de higiene pessoal. No nosso sabão, usaremos o hidróxido de sódio (soda cáustica).
Impactos ambientais
Nem todo mundo sabe, mas o impacto ambiental causado pelo sabão está relacionado também ao seu formato.
O sabão em pó, por exemplo, é o formato que mais polui o meio ambiente. Isso porque ele pode ser composto por tensoativos não biodegradáveis (provindos do petróleo) e agentes sequestrantes e quelantes, como o fosfato. Esses agentes, após despejados, podem causar eutrofização, um fenômeno que compromete os recursos hídricos e a vida aquática.
O detergente, por outro lado, deve, por lei, conter tensoativo biodegradável, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, assim como o sabão em pó, o detergente pode conter agentes sequestrantes, famosos por causarem eutrofização após o despejo em corpos d'água, o que é bastante prejudicial ao meio ambiente.
O sabão em barra tem a vantagem de ser composto por tensoativos e matérias-primas biodegradáveis. O glicerol proveniente da reação pode ou não ser retirada do produto final pelo seu valor comercial, mas quando presente, garante uma hidratação maior para a pele. Além disso, o sabão em barra possui menor poder tensoativo que os detergentes, sendo menos prejudicial para o meio ambiente.
Como fazer sabão em barra caseiro:
Agora que você já conhece as informações mais relevantes a respeito de sabão, sua composição e qual alternativa mais sustentável, confira o passo a passo da receita de sabão caseiro sustentável e econômico.
1. Para começar, tenha uma bacia como essa (20 litros) com 4 litros de água fria, 4 litros de álcool e 1 kg de soda cáustica tudo bem misturadinho.
2. Aqui estou adicionando 2 litros de óleo de soja que já foi utilizado na cozinha, estou reaproveitando esse óleo (como costumam dizer: óleo usado). Isso torna o sabão ecologicamente correto
3. Agora estou adicionando 4 kg de sebo bovino derretido e quente, mexa bem (você pode comprar no açougue).
4. Mexa por cerca de 40 a 50 minutos.
6. Após as 10 horas ele vai estar assim; sólido.
7. Vire a bacia, e desenforme. (parece um bolo não é?)
8. Corte as barras e faça os tabletes conforme queira.
9. Pronto!!! Olha aí como rendeu!!!
Rendimento: 13kg e 400g de um sabão maravilhoso, supera em qualidade qualquer marca do mercado.
Custo: 38 reais. Fica por R$ 2,84 o quilo.
Experimente e compartilhe com os amigos.
Vou faser ,gostei da facilidade
ResponderExcluir