Tuesday, November 18, 2014

Morro da Igreja - Santa Catarina - Brasil

É uma montanha pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim, localizada na divisa entre os municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici. Com 1 822 m, seu cume é o terceiro mais alto de Santa Catarina e o quinto da região Sul do Brasil. É considerado o ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil. 


Na sua frente, chama a atenção a Pedra Furada. Escultura natural cartão-postal da cidade. A pedra tem uma abertura de 30 metros de circunferência. O Morro da Igreja é considerado o local mais frio do Brasil, recebendo grande número de turistas especialmente durante o inverno, quando as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero e ocorre, ocasionalmente, a queda de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação. 


Em 1996 foi registrada a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8 ºC negativos, e 40 ºC negativo de sensação térmica por causa dos ventos. Baixas temperaturas são comuns, mesmo no verão. Fica a 26 km do centro, sendo 10 km de estrada de terra (plana) e 16 km pavimentada (subida). Do alto do morro é possivel enxergar o Litoral Sul Catarinense. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...