Sunday, November 23, 2014

Burro de Poitou

Ele é o mais velho representante da espécie dos asnos. Peludo demais, parece que ele está vestido com um casaco de pele. Esse burro virou a grande atração da região de Poitou, no centro-oeste da França. 


Não só pela excessiva quantidade de pelos, mas também por ter escapado da extinção. No começo dos anos 70, os jumentos de Poitou - que fizeram a riqueza de muitos criadores franceses no século XVIII - estavam reduzidos a não mais que 20 machos e 14 fêmeas. Culpa da consanguinidade (cruzamento sempre dentro do mesmo grupo) que estava enfraquecendo a espécie. 

Para salvá-los, o jeito foi providenciar sangue novo. Isso se tornou possível graças a 18 fêmeas vindas de Portugal. Elas cruzaram com um macho de raça pura e deram origem a uma primeira geração de burros. Por sua vez, as fêmeas da nova geração cruzaram novamente. Depois de sucessivos cruzamentos, a sétima geração reúne 180 animais de raça pura. Mas só quando esse número chegar a 500 é que a espécie poderá ser considerada fora de perigo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...