Friday, October 31, 2014

O surpreendente canal de Corinto

O canal de Corinto está localizado na Grécia, e é possivelmente uma das obras de engenharia mais espetaculares do mundo após o Canal do Panamá, não só por sua beleza e tamanho senão por sua impressionante e milenar história. 


É um canal escavado sobre a rocha do istmo de Corinto, e conta com uma altura de mais de 40 metros e uma extensão de 6,3 quilômetros de comprimento. O canal de Corinto consegue cortar efetivamente um país ao meio ao separar à região grega do Peloponeso da Hélade a Grécia continental. 


No momento de ser finalizado, trouxe um grande benefício econômico à região, já que criava uma via marítima entre as águas do golfo de Corinto com as do mar Egeu permitindo assim aos navios mercantes encurtar sua viagem em mais de 400 quilômetros.


A construção do Canal de Corinto, e tal como a dos canais de Suez e Panamá, representa uma obra na história da engenharia que, independentemente do seu valor atual, não podem deixar de estar na memória colectiva da humanidade. Separando o Peloponeso do continente grego, o Canal de Corinto foi um projeto sonhado desde os tempos mais antigos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...