Saturday, October 18, 2014

Aranha caranguejeira Ravine

Medindo não mais que 3 cm, as caranguejeiras do gênero Cyclocosmia talvez sejam as aranhas mais incríveis e estranhas já conhecidas. Elas não só possuem o abdome que parece ter sido cortado ao meio, como também têm a traseira “tatuada” que serve como um tampão de camuflagem.


Quando se sentem ameaçadas as caranguejeiras Ravine, cavam uma pequena toca no solo onde entra de cabeça deixando apenas a traseira achatada, endurecida e bastante resistente selando a abertura. Este fenômeno é conhecido como fragmose que consiste na obturação do ninho com uma parte do próprio corpo. Este comportamento mantém os potenciais predadores confusos.


Por causa desta morfologia abdominal e do comportamento de fragmose, essas aranhas são muito difíceis de serem vistas e existem poucos pesquisadores se especializando neste grupo no mundo. Os padrões das tatuagens no disco abdominal são diferentes em cada espécie do gênero e por isso suas formas e desenhos são utilizados na identificação específica. As Cyclocosmias pertencem à família Ctenizidae e são encontradas geralmente na América do Norte.


Veja também: Aranha camelo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...