Tuesday, September 23, 2014

Verdades da Vovó

Colocar pano quente no ouvido faz passar a dor no local. Sim, isso porque o calor local externo, obtido com essas compressas, tem ação vasodilatadora, fazendo com que o processo inflamatório melhore. 


 "Isso acontece porque este tratamento caseiro, ao fazer os vasos dilatarem, permite que o sangue circule mais facilmente, oferecendo ação anti-inflamatória", explica o pediatra Moises Chencinski. Cuidado apenas com a temperatura da compressa, para não provocar queimaduras 

Chá de erva-doce melhora as cólicas do bebê. O calor do chá ajuda a amenizar as dores. Além disto, a erva-doce tem princípios calmantes. Segundo a fitoterapia, a planta evita a formação de gases e pode ter ação antiespasmódica, prevenindo o desconforto na barriga. "As cólicas ocorrem por falta de maturidade do sistema digestivo, fazendo com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem muitas vezes. 


O chá morno auxilia para que tais paredes fiquem relaxadas por mais tempo", diz o nefrologista Leonel Fernandes, lembrando que a concentração de erva-doce deve ser baixa para não interferir na amamentação, "único alimento que o bebê deve receber nos primeiros meses de vida". O pediatra Moises Chenciski faz coro com a observação. "Em crianças com aleitamento materno exclusivo, o uso de qualquer tipo de chá é inclusive contraindicado até os seis meses". Ele recomenda evitar a automedicação e entrar em contato com o médico para orientações de como aliviar os sintomas. "A homeopatia é uma ótima opção para essa situação, sempre receitada por um especialista" 

Faz mal cair na piscina ou no mar após as refeições. O sangue se concentra no aparelho digestivo após as refeições. Se a pessoa entrar e nadar na piscina ou no mar, pode ter mal-estar por conta do esforço e da quantidade de sangue usada para trabalhar os músculos debaixo da água. 


"O ato, muitas vezes, causa indigestão. O organismo fica sobrecarregado porque precisa demandar sangue para as duas forças requisitadas. O indivíduo pode sofrer com câimbras de cunho grave", alerta o nefrologista Leonel Fernandes. Importante: não há problema em tomar banho de chuveiro após comer. "A advertência é para banhos de imersão, banheira, piscina, praia, pelos motivos citados" 


Fonte: uol/saúde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...