Monday, September 29, 2014

Serra Vermelha - Piauí - Brasil

É um imenso chapadão localizado ao sul do Piauí que seria transformado em Parque Nacional em 2007, que porém só ficou no papel. A Serra Vermelha tem cerca de 120.000 hectares onde se encontram três Biomas: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. 

Esta biodiversidade confere à região uma importância extrema, por contar com remanescentes praticamente virgens de florestas muito antigas. Segundo pesquisadores da USP, a região abriga a maior biodiversidade do interior nordestino, com elementos da fauna e flora ainda desconhecidos pela ciência. 


O problema é que um grande projeto de produção de carvão vegetal ameaça derrubar 78 mil hectares de florestas da região para abastecer a indústria siderúrgica do Brasil e do exterior. Em 2006 o Ibama do Piauí aprovou o projeto de manejo florestal sustentável denominado "Energia Verde". 


Porém o Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal visando suspender definitivamente o empreendimento da empresa carioca JB Carbon S/A. Mesmo com a publicação da Lei da Mata Atlântica e Mapa da Área da Aplicação da Lei nº 11.428, de 2006, que protege os Remanescentes, o governo local não deu importância e seguiu licenciando a produção de carvão. 


O caso que mais chamou atenção foi o da Serra Vermelha, com riqueza biológica de valor inestimável e, considerada oficialmente pelo o Ministério do Meio Ambiente, de extrema importância para conservação da biodiversidade, mesmo assim, em 2008, obteve licença ambiental para desmatamento e produção de carvão.



Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...