Saturday, September 6, 2014

Cobra coral azul da Malásia (Calliophis bivirgatus)

É uma das cobras mais perigosas da Ásia. Foi apelidada de “100 passos”, já que nenhum humano pode andar mais de 100 passos depois de ser mordido. É uma cobra venenosa da família Elapidae. Foi descrita pela primeira vez por Friedrich Boie em 1827. 

A espécie habita áreas úmidas e pode ser encontrada na Indonésia, Camboja, Singapura, Tailândia e Malásia. É uma cobra de tamanho médio e corpo esbelto. Adultos geralmente medem 1,4 m de comprimento. O corpo possui coloração azul profundo com leves listras azuis ou brancas. A cabeça, ventre e cauda geralmente são vermelho brilhante.

A Cobra coral azul da Malásia tem hábitos noturnos, alimenta-se quase que exclusivamente de outras cobras, incluindo a própria espécie, ocasionalmente pode consumir lagartos, rãs e pássaros. São serpentes ovíparas sendo desconhecido o tamanho da sua ninhada. Como em outros elapídeos, o veneno da cobra coral azul da malásia é neurotóxico e muito potente, os principais compostos ativos são fosfolipases e citocinas.

A espécie é relativamente dócil e não agressiva. Quando ameaçada, enfia a cabeça sob as folhas ou sob a bobina de seu corpo e levanta a cauda para revelar a superfície ventral vermelho brilhante. É pensado que a cor vermelho brilhante da cauda torna difícil os predadores distinguir a cabeça da cauda.

Veja também: Muçurana - Cloelia cloelia - a cobra do bem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...