Tuesday, September 9, 2014

6 Cogumelos bizarros

1- Cogumelo Juba de leão (Hericium)
Este estranho cogumelo tem muitos nomes, incluindo cogumelo juba do leão, Cogumelo dente com barba, Barba de Satã, cogumelo barbudo, cogumelo pom pom, entre outros. Nativo da América do Norte, esse cogumelo pode ser encontrada crescendo em árvores de madeira de lei. Acredite ou não, apesar de sua aparência estranha, ele é comestível.

 2- Cogumelo Bolota inflável (Basidiomycota)
Existem algumas variedades de cogumelos infláveis, que pertencem à divisão Basidiomycota, e todos têm as suas próprias características únicas. Mas o que todos eles têm em comum é que eles não crescem com uma tampa aberta com brânquias de esporos, como muitos cogumelos comuns. 
Nesses estranhos cogumelos, os esporos são cultivadas internamente e o cogumelo desenvolve uma abertura ou se abre para liberar o esporo. Além de sua aparência geral, eles são chamados de puffballs por causa das nuvens de esporos que liberam no ar quando eles estouraram espontâneamente ou mesmo quando são atingidos com um impacto qualquer, como um galho ou mesmo gotas de chuva caindo.

3-Cogumelo da gosma azul (Lactarius indigo)
Incrível como muitas vezes, na natureza as coisas que parecem não são, e vice-versa. Olhando para este cogumelo azulado, você certamente pensaria que esta coisa é venenosa.
Até porque ao cortá-lo, você verá minar uma gosma azul índigo muito, muito estranha. Mas esta beleza azulada que pode ser encontrado nas florestas de coníferas e folhosas do leste da América do Norte, Ásia Oriental e América Central não é nada venenoso! Mesmo que cause nojo ver a gosma ou leite azul saindo quando o cogumelo é cortado ele é declaradamente comestível e é vendido em alguns mercados.

4- Cogumelo gaiola do chifre fedido (Clathrus ruber)
Queria saber quem inventa esses nomes! Mas por mais estranho que ele pareça, o nome faz todo sentido. O cogumelo cresce como um chifre e depois se abre numa galiola vermelha. Este cogumelo é conhecido como o stinkhorn treliça, ou cestinha do chifre fedido, ou gaiola vermelha por causa disso. Estes cogumelos podem ser encontradas crescendo na serapilheira, no solo do jardim, lugares com gramíneas, ou em coberturas. 
Embora não esteja claro se é comestível, aparentemente, seu cheiro nauseabundo de feto de urubu no sol, é suficiente para dissuadir qualquer corajoso interessado em comê-lo. Pra ficar ainda mais estranho, ele secreta uma substância vermelha, tipo um sangue pegajoso dentro. O conjunto da obra é uma bem elaborada tática da natureza apara atrair moscas varejeiras e outros insetinhos lazarentos, que vão até ele e ajudam a espalhar seus esporos.

5-Cogumelo dente sangrento (Hydnellum peckii)
Outro cogumelo super bizarro, consegue chamar a atenção de qualquer um que dê de cara com ele na floresta. Este cogumelo estranho é encontrado na América do Norte e Europa, e foi nos últimos anos também descobertos no Irã e na Coréia. 
Os exemplares mais jovens da espécie “sangram” um suco vermelho brilhante que tem propriedades anticoagulantes, daí o seu nome popular. Embora eles não parecem ser venenosos, quem foi macho pra provar disse que eles têm um gosto extremamente amargo, tornando praticamente impossível de comê-los.

6-Cogumelo Ametista Enganador (Laccaria amethystina)
Esta beleza roxa é encontrado em florestas caducifólias e coníferas em zonas temperadas ao redor da América do Norte, Central e América do Sul, Europa e Ásia. Embora ele tenha cores incrivelmente chamativas, com um roxo brilhante quando jovem, as espécimes mais velhas perdem sua coloração brilhante e são mais difíceis de identificar.
 Assim, ganharam o apelido de “enganador”. Apesar de tecnicamente comestível, ele não é considerado uma boa opção para comer especialmente porque carrega consigo muitos poluentes do solo, tais como arsênico, que pode bioacumular nesse cogumelo.


Fonte: mundo gump
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...