Saturday, August 30, 2014

Aranha Camelo

A aranha-camelo é um prodígio dentro da sua espécie, o que leva a inúmeras confusões.

Não é uma aranha e é denominada de “escorpião do vento”, mas também não é classificada como um escorpião.


Constitui uma espécie diferente de artrópodes que não são venenosas nem têm a capacidade de tecer teias.

Ela aproxima-se mais do escorpião, pois não faz teias.

É da ordem Solifuge.

Por ser veloz, deu-se-lhe o nome de “aranha vento”.

Esta velocidade destina-se a superar todo o tipo de aves de rapina e de lagartos e roedores que a vejam como uma presa.

Habitat da Aranha-camelo

A aranha-camelo encontra o seu habitat em zonas áridas e desérticas, quentes e secas, como desertos e savanas, daí a referência ao camelo, no seu nome vulgar. Apesar de viver principalmente nos grandes desertos, pode ser encontrada em lugares quentes de quase todo o mundo.

Não existe na Austrália nem nos lugares frios. Tem  habitat no Médio Oriente e nas regiões desérticas dos EUA e do México.

A aranha camelo aproveita os pelos dos camelos para forrar e aquecer a sua toca. Esconde-se debaixo de pedras e em tocas abandonadas de outros animais, cavando, por vezes, a sua própria toca.

Características da Aranha-camelo

O seu tamanho médio é de cerca de 10 centímetros, com uma perna de cerca de 5 centímetros. É reconhecida como com a capacidade de atingir longas distâncias, velozmente. Ela é bastante rápida e com hábitos noturnos, caçando, principalmente, à noite quando o sol está mais baixo, para não sofrer um superaquecimento.

Sendo muito rápida, a aranha-camelo realiza movimentos bruscos, o que torna a sua captura numa missão deveras difícil, subindo em árvores e em muros altos.

Alimentação da Aranha-camelo

Alimenta-se de lagartos e de invertebrados. Referiu-se erradamente que ela se alimentava de camelos, contudo, na verdade, ela aproveita-se dos seus cadáveres para se esconder e atacar as presas que fazem parte da sua alimentação, que se aproximem. A aranha-camelo esmaga as suas vítimas aos pedaços e sorve o seu líquido.

Relação com o Homem

 
A aranha-camelo tem uma picada dolorosa para o Homem, porque possui uma garra afiada, que não é venenosa. Não ataca humanos, a não ser que provocada. Aventura-se em barracas ou ao redor das lareiras, pois é atraída pela luz durante a noite. Tem também o estranho hábito de seguir os passos de pessoas que se deslocam de um lado para o outro. Daí se criou o mito de que elas perseguem os seres humanos.


Veja o vídeo:




Veja também: O poder das teias de aranha


Fonte: maisnatureza


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...