Wednesday, July 16, 2014

O que é Micose de unha?

A micose de unha ou onicomicose, como é chamada cientificamente, é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.
A micose de unha tem cura, quando o tratamento que pode ser feito com o uso de esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, é realizado corretamente.
 
A micose de unha pega-se principalmente ao andar descalço em piscinas ou banheiros públicos, assim como pelo uso de sapatos apertados, pois são situações que facilitam o crescimento do fungo, devido ao calor e à umidade.

Como tratar a micose de unha

O tratamento para micose de unha pode ser feito com remédios antifúngicos por via oral como o Fluconazol ou o Itraconazol, por exemplo ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte para micose de unha como o Loceryl ou o Fungirox, por exemplo, sobre a unha infectada.

Outra opção, é o uso de laser para micose de unha que elimina o fungo da micose através dos raios infra-vermelhos emitidos pelo laser.

Os remédios para micose de unha devem ser sempre prescritos pelo dermatologista, que é o médico indicado para orientar o melhor tratamento.

O tratamento para micose de unha é demorado porque o fungo só é totalmente eliminado quando a unha cresce o suficiente, por isso a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para a micose das unhas dos pés, quando é seguido corretamente.

O que fazer na micose de unha

O que se pode fazer durante o tratamento para micose de unha inclui:

    Evitar usar sapatos apertados;
    Preferir meias de algodão;
    Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
    Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
    Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhá-los.

Estes cuidados também devem ser feitos para prevenir a micose de unha.

Sintomas de micose de unha

Os sintomas de micose de unha incluem:

    Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele;
    Deformidade nas unhas.

O diagnóstico da micose de unha pode ser confirmado através de uma análise ao microscópio de uma amostra de resíduos da unha, para determinar qual o fungo responsável pela infecção, que é essencial para o dermatologista indicar o tratamento adequado.


Tratamento para micose de unha

O tratamento para eliminar a micose pode envolver o uso oral de drogas anti-fúngicas e a aplicação tópica de medicamentos sobre a unha infectada. Esse tratamento é demorado e a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para as unhas das mãos e 12 meses para as unhas dos pés, quando é seguido corretamente. Essa demora no tratamento existe porque o fungo só será totalmente eliminado quando a unha crescer o suficiente.

Recomendações

Durante o tratamento, recomenda-se não roer as unhas, não partilhar lixas de unhas e objetos de manicure e, se o indivíduo for massoterapeuta, por exemplo, deverá utilizar uma luva estéril para não contaminar o cliente.

Veja algumas receitas caseiras que podem te ajudar:

RECEITA 01

Ingredientes:

100 ml de óleo de soja
1 colher de sopa de cravo da india

Modo de preparo:
Mistura bem e leva ao fogo até levantar fervura e deixa descansar por 24 horas.

Modo de usar o remédio:
Lavar bem as unhas, secar e lixar levemente o local onde irá ser aplicado o remédio a primeira vez, aplicando três vezes ao dia.

Usar até a micose sumir, lembrando que leva meses!

RECEITA 02

Remédio caseiro para micose de unha com alho

O alho é um ótimo remédio caseiro para tratar a micose de unha, porque ele possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

Ingredientes

1 dente de alho
1 vidro de clorexidina (Mertiolate)

Modo de preparo

Coloque o dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e passe a mistura 3 vezes ao dia nas unhas infectadas, durante 1 mês.

O mertiolate e o alho se complementam e combatem o fungo causador da micose em pouco tempo, fazendo com que as unhas se tornem mais fortes. Quando a micose de unha não é devidamente tratada, as unhas podem se tornar esbranquiçadas e quebradiças, causando um quadro de infecção.

Nos casos mais graves, há indicação para o uso de medicamentos anti-fúngicos, mas, no geral, este remédio caseiro consegue tratar e eliminar a micose em poucos dias.

RECEITA 03

Remédio caseiro para micose de unha com hortelã-pimenta


Um bom remédio caseiro para micose de unha, cientificamente chamada de onicomicose, é o escalda-pés com hortelã- pimenta. A hortelã-pimenta possui propriedades antifúngicas que ajudam no combate a micose nas unhas.

Ingredientes

30g de folhas de hortelã-pimenta
500 ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque a água fervente numa bacia e adicione as folhas de hortelã-pimenta. A seguir com a água morna, mergulhe os pés e por cerca de 20 minutos e seque muito bem depois.

OBS. 1: Não deixe de consultar o médico e seguir suas orientações, o remédio caseiro não substitui uma consulta médica.

OBS. 2: O objetivo desta receita caseira é ajudar pessoas pobres que não tem condições de consultar um médico e comprar remédios e também aquelas que já consultaram e compraram e não adiantou.


Veja também: Receitas caseiras para tratar seus pés


Fonte: Tua Saúde


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...