Thursday, July 10, 2014

Jerboa Egípcio (Jaculus jaculus)

Jerboa egípcio (Jaculus jaculus) encontrado no norte da África e Ásia central; são mamíferos que se parecem com pequenos cangurus que vivem em buracos no chão do deserto e só saem a noite quando está mais fresco. Se alimentam de algumas raízes e sementes para suprir a necessidade de água, e comem também insetos.
Jerboa é o nome genérico dado aos roedores da família Dipodidae. Com orelhas longas, um rabo comprido e saltitante como um canguru, esse animal corre risco de extinção. Vive no Deserto de Gobi, na Mongólia e na China e também no nordeste da África. Mede menos de dez centímetros. Comem insetos e têm hábitos noturnos. Não se sabe muito sobre ele, mas as pesquisas são muitas. O que se sabe é que é uma espécie única, sem parentescos.
Jerboas pigmeus, adaptados ao deserto

Os jerboas pigmeus do Egito são certamente uma das maravilhas mais espetaculares da natureza. Sua aparência, incrível: uma espécie de híbrido entre um rato, um canguru e uma lebre, dignos do sonho mais loucos de amantes dos animais. 

Da família dos Dipodidae, estes pequenos roedores do deserto podem ser encontrados no norte de África e zonas adjacentes. Certamente, sua estranha aparência é o produto de milhares de anos de evolução em um território desértico e inóspito.
Suas longas patas permitem-lhe viajar por médio de saltos, limitando o contato com a ardente superfície, enquanto suas grandes orelhas brindam-lhe um maravilhoso meio para irradiar o calor corporal. Por suposto que ditas características variam dependendo da sub-espécie, por exemplo, encontramos alguns com orelhas tão longas como seu corpo e outros com orelhas menores mas de pelagem mais fina.
Informações adicionais
 
O Jerboa mede, em média, menos de dez centímetros e encontra-se em risco de extinção. Ele tem vida noturna se abrigando em tocas durante o dia e sua alimentação é baseada em insetos. Apesar de pequeno, estes animais, quando estão em perigo, conseguem alcançar uma velocidade média de até 15 km por horas.



Veja o vídeo:



O Jerboa é creditado como a fonte de inspiração para o desenho do corpo personagem Mew da serie japonesa Pokemon.


Veja também: Esquilos - mamíferos roedores - família Sciuridae


Fonte: wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...