Sunday, July 20, 2014

Camarão Red Crystal (ou Red Bee)

Um dos camarões mais populares no aquarismo é o camarão Red Crystal, algumas vezes chamado de Red Bee. 
Sua coloração e dificuldade é o que torna este camarão tão desejado tanto por criadores sérios quanto novatos. 

As fotos não fazem justiça ao Red Crystal. Uma vez que você vir essa espécie ao vivo você perceberá por que tantos aquaristas são apaixonados por este camarão. Sua coloração não tem é equiparada por nenhum outro camarão de água doce. Por favor leia os parâmetros e condições preferidas pelos camarões Red Crystal antes de decidir comprá-los. Ao longo de sua história, um sistema de gradação foi desenvolvido e algumas gradações se tornaram muito caras. Clique no link abaixo para informações mais detalhadas sobre a graduação dessa espécie.
História

O camarão Red Crystal é na verdade uma mutação vermelha do camarão Bee (abelha) selvagem. Em 1996, Hisayasu Suzuki do Japão descobriu o que seu camarão Abelha tinha listras vermelhas ao invés de negras. Ele reproduziu essa variedade com outro camarão abelha para produzir mais da variedade vermelha. 


Gradativamente outros criadores selecionaram o Red Crystal para produzir gradações e intensidades de cloração diferentes. No entanto, o Red Crystal não é um camarão para iniciantes. Você deve ter experiência anterior com camarões para poder pisar no domínio do Red Crystal. Os cuidados e natureza dessa espécie requerem muito mais atenção aos detalhes, isso sem mencionar os altos custos que este camarão tem.

Parâmetros da água

O Red Crystal prefere água mole e ácida. Água limpa é também obrigatória, bem como para todos os camarões no aquarismo. No entanto, o Red Crystal pode ser o camarão mais vulnerável de todos quando colocado em água suja. TPAs são obrigatórias para esta espécie. A temperatura não deve ser maior que 27C e o pH deve ir de 6.2 a 6.8. O GH deve ser de 4 a 6 e o KH entre 1-2. É muito importante que o Red Crystal seja abrigado em condições específicas. Extremos em quaisquer dos parâmetros da água mencionados devem ser evitados. Ao se aproximar de gradações mais altas dessa espécie, os parâmetros da água são ainda mais importantes.

Reprodução

O camarão Red Crystal não é tão difícil de se reproduzir como alguns acreditam. Como em todos os camarões de água doce, o Red Crystal se reproduz tão bem quanto outras espécies do gênero Caridina. Ele também produzirá um boa quantidade de filhotes contanto que a água esteja limpa e os parâmetros estejam de acordo com esta espécie. Para mais informação sobre o ciclo de reprodução de camarões de água doce, por favor leia o artigo de Reprodução de Camarões.

Os filhotes do Red Crystal são coloridos como seus pais logo após da eclosão. No entanto, a classificação dos filhotes não pode ser feita até que eles cresçam mais. Você verá a coloração vermelha e branca do Red Crystal mas nenhum detalhe ou padrão que podem diferenciar entre as classes.

Infelizmente o Red Crystal é uma espécie com muitos endocruzamentos (cruzamento entre parentes próximos). A obtenção de classes mais altas significam que os criadores produzirão gerações da mesma linhagem genética. Isso o torna mais delicado e suscetível a doenças e mudanças pequenas nas condições da água como já foi mencionado na seção de parâmetros da água. Essa é a razão de ser recomendável que você tenha experiência na manutenção dos camarões primeiro.

Alimentação

O camarão Red Crystal não é muito diferente de outros camarões comedores de alga. É um detritívoro e comedor de algas. A alimentação deve ser feita uma vez por dia, dando-se uma quantidade de comida que o camarão pode terminar em 2 a 3 horas o máximo. Não é bom alimentá-los em excesso e ter comida parada no fundo por muito tempo. Alimentação em excesso é uma conhecida causa de mortes e também pode alterar a qualidade da água. 

Lembre-se que camarões são detritívoros oportunistas: comerão qualquer coisa que acharem e não estão adaptados a uma fonte constante de comida 24 horas por dia. Não há problemas em deixar de alimentá-los por um ou dois dias e não causará quaisquer danos a eles. Alguns criadores não os alimentam por um ou dois dias para provocar uma limpeza do seu sistema digestório e manter a água limpa ao mesmo tempo.

Aquaristas gostam de proporcionar iodo e nutrição suficiente, mas ao mesmo tempo, prestam muita atenção à qualidade da água, já que os Red Crystals são muito sensíveis ao nitrato. A comida utilizada normalmente é compostar por comida preparada para Red Crystals, espinafre, bloodworms, algas marinhas (nori) e pastilhas de alga (wafers). Há algumas comidas disponíveis no mercado e até em pó para filhotes. Shirakura, Mosura e Biomax são algumas das marcas populares. Há também criadores que misturam sua própria comida utilizando diversos ingredientes.

Sexagem

Sexagem do Red Crystal pode ser difícil no estágio juvenil. Assim que as fêmeas atingem a fase adulta, você pode sexá-las ou pelo menos dizer quais são fêmeas. Fêmeas são fáceis de identificar por serem maiores e também ter um abdômen curvado. Alguns acreditam que a coloração pode ser usada como critério, mas não há fortes evidências disso. Ao invés disso, procure por diferenças de tamanho e mais importante, o abdômen. A sela nas fêmeas de Red Crystal pode ser praticamente impossível de ver devido à cor vermelha. No entanto, você pode ver a sela já que ela tem uma cor amarronzada.

Classe

O camarão Red Crystal vem em diferentes classes, bem como diferentes terminologias de classe. Preços aumentam de acordo com o aumento da classe. Algumas vezes o preço de um Red Crystal de classe alta é assustador. Há relatos de preços de até 2500 USD por um único camarão. Por favor visite o Guia de Classes do Camarão Red Crystal para mais informações.


Veja também: Camarão-arlequim (Hymenocera pictas)


Fonte: planetainvertebrados


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...