Tuesday, June 10, 2014

Rana Arvalis: O sapo marrom que fica azul em época de reprodução

Se você gosta de conhecer a vida animal, vai se surpreender com essa espécie de sapos. Trata-se do Rana Arvalis, espécie de anfíbio anuro, que se caracteriza por mudar de cor em época de reprodução.
As histórias de sapos que se transformam em príncipes encantados quando são beijados já ficaram para trás.

O macho dessa espécie faz uma modificação muito mais interessante: ele muda de cor, saindo de um marrom para um azul-celeste, apenas para ser capaz de diferenciar os sexos durante o acasalamento.
O antes e depois das imagens são realmente inacreditáveis: parece que estamos falando de dois sapos diferentes.

O macho adulto pode alcançar até sete centímetros e possui a superfície com a cor marrom-avermelhada. Contudo, a cada ano, entre março e junho, o sapo assume tendências comportamentais de um camaleão.

Durante este período, os sapos emergem de sua hibernação de inverno e entram em época de procriação. Eles povoam as lagoas nas planícies da Europa Central e do Sul da Europa, enchendo o ambiente com diferentes acasalamentos.

Há uma óbvia falta de dimorfismo nesta espécie: tanto os sapos machos quanto as fêmeas são praticamente iguais. Assim, como milhares de sapos se reúnem nas lagoas, torna-se bastante difícil para eles saberem a diferença entre os sexos. Dessa forma, a evolução agiu, dando a possibilidade para o macho trocar de cor quando chega esse período.

Esses sapos podem ser encontrados em grande número no grupo de lagoas Milicz, na Polônia. Seu habitat é extremamente lamacento e espesso.

Os machos chegam às extremidades mais superficiais das lagoas antes das fêmeas. Eles ficam azuis por apenas uma semana e vão atrás de uma parceira para acasalar.

Após esse período, ele volta para sua cor original.

Confira o vídeo:


 
Veja também: O Exótico Sapo Tomate

 

Fonte: jornalciencia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...