Monday, June 16, 2014

Goniurellia tridens: A mosca com formigas nas asas

De todas as belezas resplandecentes no reino dos insetos, poucos poderiam olhar para a humilde mosca da fruta  pela sua delicadeza ou charme.
Mas um exame mais atento das asas transparentes da Goniurellia tridens revela uma obra de arte evolutiva. Cada asa carrega uma imagem com precisão detalhada de uma formiguinha, com seis patas, duas antenas, uma cabeça, tórax e abdômen cônico.

"A imagem da asa é absolutamente perfeita," diz a Dra. Brigitte Howarth, especialista em moscas na Universidade Zayed quem primeiro descobriu Goniurellia tridens nos Emirados Árabes Unidos.

É um membro de da família Tephritidae,  de 5.000 espécies de moscas, conhecidas por "moscas-pavão", devido às marcas coloridas nas asas.

Só nos Emirados Árabes Unidos, 27 espécies com imagem nas asas são conhecidas. Algumas têm asas que carregam formas simples, mas outras, como a Goniurellia  tridens, são muito mais complexas.

Dra. Howarth viu pela primeira vez a Goniurellia tridens em um arbusto  no norte de Omã. "Eu estava olhando para o caule das folhas e notei que havia alguns insetos rastejando ao redor. Quando comecei a perceber que eu achava que era um casal de formigas se movendo."

No início, ela suspeitou de uma infestação nas asas da mosca. "Mas era tão simétrica que eu pensei:  isso não é possível". Quando eu tinha tudo sob o microscópio, percebi que eram insetos pintadas sobre as asas."

Em contraste com suas asas e olhos verdes brilhantes, o corpo da mosca é um cinza esverdeado opaco - "quase enigmaticamente colorido", diz a Dra. Howarth - que combina com as folhas em que se encontra.

Quando ameaçada, a mosca move as asas para dar a aparência de formigas andando para trás e para frente. O predador fica confuso e a mosca  foge.

Esse mecanismo de defesa também pode fazer a mosca atraente para potenciais companheiros - algo que é menos uma preocupação para a mosca doméstica média.

"Num monte de moscas, se um macho vê uma fêmea que é adequada apenas voa para cima e tenta agarrar-se", disse Howarth. Mas Goniurellia tridens tem um namoro bem mais amoroso, mostrando suas asas em uma dança colorida. E a Dra. Howarth acredita que não é exceção.

"Se você olhar para o comportamento, ele diz muito sobre a funcionalidade", disse Howarth. "Nem todos conseguem acasalar. Aqueles que têm algo sobre eles torna-os mais atraentes.

"É a mesma coisa em outros invertebrados, quem sabe? É muito possível que essas são, de fato, para o comportamento de corte."

Este comportamento pode ser uma resposta elaborada ao ambiente restritivo da mosca. "Algo que pode sobreviver em qualquer lugar não precisa ter tantos fatores de proteção", disse Howarth.

Quanto mais realista a imagem na asa, melhor a sua chance de sobrevivência e reprodução.

"É tudo sobre como otimizar suas possibilidades de sobrevivência. Há sempre variedade e alguns indivíduos, por qualquer motivo, têm mais sucesso por causa dessa variação."

Desde que foi identificada em 1910, é encontrada no Oriente Próximo e Médio, Índia e Ásia Central.

As fêmeas colocam ovos no tecido vegetal, como frutas e flores, onde as larvas se alimentam. Isso não costuma prejudicar a planta, mas muitas moscas de frutas ainda são considerados pragas.

Se é uma praga ou uma peça de arte voadora, está em torno de nós todos os dias.


Veja também: Formigas mudam de cor depois das refeições


Fonte: FormigaBrasil


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...