Wednesday, May 21, 2014

Martim-pescador-verde - Chloroceryle amazona (Amazon Kingfisher)

Esta é uma ave Coraciiforme da família Alcedinidae, também chamado de Martim-pescador, ariramba-verde e martim-gravata.
Esta espécie pode ser encontrada desde o México até a Argentina. 

A etnologia do seu nome científico “Chloroceryle amazona” vem do grego, onde khloros (chloro) significa verde. Ceryle é por conta da família Cerylidae e amazona por conta da grande quantidade desta ave no Rio Amazonas.
Medem cerca de 29,5 cm de comprimento e se alimentam de peixes e invertebrados aquáticos. As partes superiores são verde-metálicas, o colar, partindo da base do bico, e partes inferiores brancas ou amareladas na fêmea; macho com área ferrugínea no peito e sendo que a fêmea tem a mesma área manchada de verde; flancos estriados.

Esta ave é avistada com frequência em Mato Grosso do Sul, em especial, nas margens de rios, lagos e represas. A segunda imagem desta postagem é de um macho e foi feita na margem direita do Rio Paraguai, no Hotel Saladero Cuê em Porto Murtinho/MS. A terceira imagem é de uma fêmea e foi feita em Campo Grande/MS no Parque das Nações Indígenas em uma das pontes sobre o Córrego Prosa.

A primeira foto é de um morador de Campo Grande (MS), Marcelo Calazans, que registrou a fêmea de um martim-pescador-verde que brilha sob o sol.

Durante um passeio na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, Marcelo Calazans registrou a fêmea, com a barriga branca. Já o macho, possui plumas acobreadas.

Para Calazans o que mais chama a atenção é o brilho da ave, que sob o sol, é reluzente!


Veja este vídeo sobre esta ave:



Veja também: Pássaros lindos e coloridos - Maravilhas da Natureza


Fonte: asbelezasdenossoquintal - redeglobo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...