Saturday, April 26, 2014

Novo peixe elétrico é descoberto na região Amazônica

A biodiversidade completa da Floresta Amazônica ainda é desconhecida. Somente em 2013, foram identificados 258 novas espécies de plantas, 84 de peixes, 58 de anfíbios, 22 de répteis, 18 de aves e uma de mamíferos, além de diversas espécies de insetos e outros invertebrados.

O peixe foi localizado no estado do Amazonas em vários afluentes do Rio Negro. Os pesquisadores Cristina Cox Fernandes, Adília Nogueira e José Antonio Alves Gomes fizeram a descoberta. A nova espécie, batizada de Procerusternarchus pixuna, produz descargas elétricas em pulsos distintos que podem ser detectadas por outros peixes.
 Duas das espécies identificadas em 2013, Brachyhypopomus walteri e Brachyhypopomus bennetti, eram muito semelhantes entre si e foram classificadas no subgênero Odontohypopomus, por possuírem dentição. Segundo o Inpa, esses peixes usavam os sinais elétricos na comunicação entre espécie e para localizar presas e predadores.
Fernandes conta que, quando começou a estudar peixes elétricos, menos de 100 espécies haviam sido documentadas. Agora esse número praticamente dobrou.

Veja também: Novas Aves da Amazônia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...