Saturday, April 5, 2014

Mergulhão-de-crista - Podiceps cristatus

Alimentação: Peixes que engole vivos e depois engole também suas próprias penas, que audam a eliminar os restos dos peixes. 
 
Características: É o maior dos mergulhões. Fácil de reconhecer pelas plumagem da cabeça que formam uma crista negra dupla.  Na Primavera pelos tufos laranja-arruivados e pretos que ornamentam os dois lados da cabeça. Pescoço longo e esguio. Corpo magro e baixo.

Habitat: Espécie associada aos meios aquáticos relativamente extensos e com caniçais. É frequente em lagos, albufeiras, e no inverno ao longo da costa.  Distribuição: Guatelama, Europa, Ásia, África e Austrália.
Nos lagos ou pântanos, onde vive, o mergulhão-de-crista apanha gravetos e plantas aquáticas. Com esse material constrói jangadas confortáveis que são utilizadas como ninhos. O mergulhão-de-crista  gigante de bico pintado é uma das 18 espécies encontradas no mundo.
Os mergulhões-de-crista não gostam de voar (muitos deles não conseguem mesmo) e preferem nadar ou mergulhar na água. São capazes de mergulhar de 30 segundo e alguns podem ficar debaixo da água durante 3 minutos.


Fonte: saúde animal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...