Friday, April 11, 2014

Lago Wakatipu surpreende ao mudar de cor na Nova Zelândia

Deslizamento de terra é apontado como responsável pelo fenômeno. Cientistas acreditam que nova cor não será permanente. O Lago Wakatipu é o maior lago da Nova Zelândia medindo 48 quilômetros de comprimento e até 3 quilômetros de largura, cobrindo uma área de 113 quilômetros quadrados.  

É rodeado por montanhas glaciais, das quais a maior com o nome de Monte Earnslaw perto do topo do lago.  Antes azul escuro, o Wakatipu, mais extenso lago do país, agora ganhou um tom de turquesa.
A transformação ocorreu após um grande deslizamento de terra no local no início de janeiro. Rochas e pó de rochas que rolaram em direção ao rio ficaram suspensos na superfície da água, o que, com o reflexo da luz, gera a nova cor.
A mudança é tão aparente que é possível ver, em algumas áreas, as duas cores se mesclando. Uma empresa de paraquedismo de Queenstown registrou o fenômeno com imagens tiradas a 4.500 metros de altura.
Ainda não está claro quanto tempo essa mudança de cor vai durar, mas cientistas acreditam que ela não será permanente, já que o lago é muito grande e, como o fenômeno foi leve, não parece suficiente para causar a mudança por um longo período.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...