Saturday, March 22, 2014

Mangalitsa - o porco-ovelha

Se vir um ao longe, provavelmente pensará que se trata de uma ovelha. Mas não se engane, na verdade este animal é um porco. O mangalitsa é um porco originário da Hungria e dos Bálcãs, que desenvolve uma espessa camada de pelo que encaracola, o que o torna semelhante a uma ovelha. 

Este suíno pertence às raças de porcos europeias não melhoradas, como o porco negro e o porco alentejano, que são descendentes dos javalis. O mangalitsa pode ser encontrado na região de origem e em outros países da europa de leste. Exceptuando estes locais, esta raça de porco pode ser encontrada em algumas quintas do Reino Unido.
 Em décadas passadas, a maior parte dos animais concentrava-se em quintas na região de Lincolnshire. Porém, em 1972 os animais foram extintos no Reino Unido, até que foram recentemente reintroduzidos por criadores, que os trouxeram da região de origem.
Tal como as ovelhas, o mangalitsa pode ser tosquiado uma vez ao ano, especialmente no verão, para que o animal não sofra de calor. O seu pêlo, depois de tratado pode ser utilizado como lã. Este porco pode apresentar três cores naturais: o preto, o branco e o avermelhado.
 À semelhança dos porcos selvagens, o mangalitsa vive nas florestas. No caso de criação, habita em quintas e pode ser mesmo escolhido como animal doméstico e treinado, já que é dócil e bastante inteligente, tal como todos os porcos.
 Por ser uma raça rara, o mangalitsa pode custar cerca de €1.200, cinco vezes mais que o porco comum doméstico. São apreciadores de fruta e muito mais resistentes que os porcos normais e devido à sua espessa pelagem não sofrem queimaduras solares.



Fonte: greensavers
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...