Friday, March 7, 2014

Excesso de peso pode afetar memória e o apetite

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, apontou uma relação entre sobrepeso e redução dos níveis de uma molécula que reflete a saúde do hipocampo — região do cérebro responsável pela memória e, segundo o artigo, também envolvida no controle da saciedade.
No estudo, os participantes com gordura de sobra apresentaram, nessa área da massa cinzenta, níveis mais baixos de N-acetyl-aspartate, ou NAA, do que indivíduos em forma. E a concentração dessa molécula está associada a um melhor funcionamento das células cerebrais.
De acordo com Jeremy Coplan, psiquiatra e líder da equipe que fez a descoberta, o excesso de peso está ligado a alterações específicas em uma parte do cérebro crucial para a formação da memória e até para a regulação o apetite. 

Coplan espera agora que trabalhos futuros concentrem-se em descobrir se o emagrecimento leva a um aumento da NAA. De qualquer jeito, aparentemente a obesidade pode causar panes no encéfalo que, além de dificultarem a memorização e a aprendizagem, deixam-nos com mais fome do que o normal.


Veja também: Mitos sobre Saúde e Dieta

Fonte: Revista Saúde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...