Friday, March 21, 2014

Burano - A Pequena cidade colorida da Itália

Situa-se na lagoa de Veneza, e tal como a sua vizinha sete quilômetros mais a sul, Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. Localizada em Torcello no extremo norte da Lagoa.

Para se chegar a Burano de barco pode-se utilizar os vaporetti (a viagem demora cerca de 40 minutos a partir do centro de Veneza), ou por estrada usando a ponte em Mazzorbo. Há muito tempo, os pescadores da pequena ilha de Burano, na Itália, decidiram pintar suas casas com cores vibrantes de modo que, enquanto voltando para casa, eles poderiam facilmente distingui-las através da névoa espessa. 
O resultado é uma cidade arco-íris cheia de vida, repleta de charme, cultura e história. Embora localizado na mesma lagoa de Veneza, Burano manteve a sua calma atmosfera bucólica por séculos. Nessa antiga vila de pescadores, as tradições de pesca remontam a tempos antigos romanos. 
As cores das casas ficaram determinadas de acordo com as famílias residentes ao longo de séculos, e caso eles queiram pintar, precisam escrever ao governo para que eles determinem as cores autorizadas a usar. Burano é ainda famosa por conta do artesanato, em especial os trabalhos em renda, elogiados até mesmo pelo Rei Luís XIV e Leonardo Da Vinci. 
Apesar das “rendeiras” diminuírem significativamente ao longo dos anos, os visitantes ainda conseguem encontrar mulheres sentadas do lado de fora das lojas e casas fazendo seus trabalhos manuais.




Veja também: Cidades de uma só cor

Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...