Sunday, February 9, 2014

Papa-piri - Tachuris Rubrigastra

É uma ave Passeriforme. Essa espécie está sem família definida pelo CBRO na Lista de Aves do Brasil de 25 de janeiro de 2011. Conhecido também como Bonito-do-piri. 

Seu nome significa: do (guarani) tachuri, tarichú = nome indígena guarani para várias aves de pequeno porte. É um dos mais coloridos com sua plumagem alternando tons verdes, azuis, cinzentos, negros, brancos e vermelhos. 
Espécie de pequeno porte (apenas 11 centímetros) é inconfundível por sua plumagem colorida, sendo possível identificar oito cores: na região das costas, verde brilhante, mesclando tons diversos e modificando-se de acordo com a inclinação e intensidade da luz. 
A cabeça é negra, com a região da nuca vermelha, faces azuis e longa linha amarela próxima aos olhos; a garganta é amarelo-clara, quase esbranquiçada, tornando-se um amarelo mais intenso ao longo do peito e abdômen; as asas são negras, com algumas manchas brancas; as pernas são pretas e a íris, cor de creme.
Presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (região dos lagos/litoral). No inverno alguns indivíduos podem atingir o interior de Santa Catarina e o Paraná.  Encontrado também no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...